Núcleo Distrital da EAPN e Município de Vila Real dinamizam campanha SOS Comunidades Ciganas




"Inserida na campanha de angariação de fundos "SOS Comunidades Ciganas" promovida pela EAPN Portugal, o Núcleo Distrital de Vila Real e o Município de Vila Real entregaram, na semana passada, um kit de higiene e limpeza (máscaras, luvas, álcool, sabão, toalhitas desinfetantes) a  famílias com carências económicas e habitacionais a residir nesse concelho. O levantamento das necessidades destas comunidades foi levado a cabo pelos núcleos distritais da EAPN Portugal através dos contactos com os Municípios dos distritos, neste caso especifico sinalizada pela ação social do Município de Vila Real. Algumas comunidades ciganas carecem não só de alimentos e de materiais de higiene, como de informação e, por isso, os kits foram acompanhados de um desdobrável informativo sobre a COVID-19.

Efetivamente foi uma ação gratificante porque, para além da entrega do material de proteção entregue pela EAPN PT e oferta de bens alimentares,entregue pelo Município,  os destinatários apresentaram total recetividade e aceitação da mensagem de informação e esclarecimento das regras associadas ao Covid-19, proferidas pela Presidente da Mesa do Conselho Geral do NDVR da EAPN, bem como das recomendações da Sra. Vereadora da Coesão Social e Igualdade do Município de Vila Real.

Temos um sentimento de convicção que os objetivos da campanha foram cumpridos.

A parceria com o Município de Vila Real e a entrega personalizada revelou-se fundamental para podermos ajudar quem também precisa da ajuda de todos. O nosso obrigada a toda a equipa do Município de Vila Real, Junta de Freguesia envolvidas e PSP de Vila Real.  

Por último, resta-nos agradecer ainda aos doadores anónimos que contribuíram para que a corrente de solidariedade entre empresas, comunidade, entidades e instituições não seja interrompida. O nosso bem haja ainda às famílias que tão bem nos receberam. 

 

Catarina Oliveira 

Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal

www.eapn.pt

Imagens: Município de Vila Real

Comentários