Metodologia Cuidados em Humanitude®




Metodologia Cuidados em Humanitude®

 

A importância da relação e a sua profissionalização na prestação de cuidados.

A Metodologia de Cuidados Gineste – Marescotti, suportada na filosofia Humanitude, tem produzido mudanças assinaláveis na cultura vigente nos estabelecimentos de saúde onde foi implantada, estando reconhecida como uma iniciativa ES+ devido ao seu elevado impacto social. Esta metodologia baseando-se em princípios filosóficos antropológicos e humanistas promove o respeito pela pessoa cuidada e rejeita intervenções em força ou os cuidados ou intervenções não – consentidos. Como alternativa fornece técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança (baseada em laços e afetos e não no poder e autoridade), e assim promovendo o bem- estar da pessoa cuidada, por ser bem tratada, e do cuidador, por estar a prestar um cuidado de excelência.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Breve apresentação da formação

- Filosofia de Cuidados Humanitude

- Pilares da Humanitude

   Olhar

   Palavra

   Toque

   Verticalidade

- Algumas regras de arte da Humanitude

 

 

Objetivo Geral:

 

No final da ação os/as participantes devem ser capazes de:

- Compreender a filosofia de Cuidados Humanitude;

- Identificar os 4 pilares da Humanitude

- Identificar algumas regras de arte e sua aplicabilidade

 

 

Facilitadora: Maria Amélia Nabais Martins | Licenciada em Serviço Social e Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica. Doutorada em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Coimbra. Diretora Técnica do Lar Santa Beatriz da Silva desde 2004 até 2013. Dinamizadora do primeiro Projeto sobre Snoezelen com Idosos financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Membro do ISNA-MSE International Snoezelen Association, Gestora e consultora de qualidade em várias organizações. Co-fundadora e formadora na Cooperativa Via Hominis e membro do IGM Portugal (responsável pela I&D e implementação da metodologia de cuidados Humanitude® em Portugal), formadora Humanitude.

 

 

Destinatários: Preferencialmente Ajudantes de Ação Direta, enfermeiros, diretores técnicos, coordenadores de respostas sociais para pessoas idosas.

 

 

Local: o webinar será dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após a confirmação da inscrição que faremos no dia 24 de julho)

 

 

Data e horário: 27 de julho de 2020 | 14h00 – 16h00

 

 

Equipamento necessário: computador com câmara e microfone

 

 

         Inscrições: gratuitas, mas de formalização obrigatória até ao próximo dia 21de julho, através do preenchimento do

            formulário disponível em: https://forms.gle/qKZ5iQnSQ1XgeaYH9

 

 

Critérios de seleção: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito de Bragança, por ordem de receção das inscrições   

(limite máximo de 25 participantes).

 

 

 

 

 + info:

Ivone Florêncio

 Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti- Pobreza

braganca@eapn.pt

Rotunda de Vale D` Álvaro nº 2 R/C Dtº

5300- 274 Bragança

Telef.: 273 332 913  

   www.eapn.pt


 

 

 


Comentários