MEDIAÇÃO FAMILIAR: DESAFIOS DOS “CONFLITOS FAMILIARES ONLINE”



MEDIAÇÃO FAMILIAR: DESAFIOS DOS “CONFLITOS FAMILIARES ONLINE”

A crise pandémica causada pela Covid-19 e a consequente restrição nos contactos presenciais, impôs que os vários profissionais envolvidos na intervenção social e comunitária (e.g., assistentes sociais, psicólogos, educadores, sociólogos, mediadores, advogados, professores) seguissem as suas atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (e.g., contactos telefónicos, videochamadas, emails/chats).

Atualmente as famílias são desafiadas diariamente em vários domínios agudizando-se os conflitos familiares. Como podemos nós, profissionais, encarar a mediação familiar neste contexto onde todos procuramos consensos no meio dos conflitos familiares? Esta oficina prática e conhecimento tentará dar resposta a estas problemas que embora não sejam novos, são diferentes devido ao atual contexto pandémico.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Vantagens e desvantagens da mediação online

2. Desafios à construção de uma comunicação positiva

3. Redesenhar o processo (comunicação escrita, videoconferências, documentos online)- desafios éticos

 

OBJETIVO GERAL

Abordar as principais recomendações na área da mediação familiar online destacando os vários desafios na construção de uma comunicação mais positiva e redesenhando o processo de comunicação face aos vários desafios éticos.

 

FACILITADORA

Isabel Oliveira | Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós-graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação Laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL - Programação Neurolinguística (2010); Formação em Mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels). Pessoa, mulher. Acredito no diálogo e apaixonei-me pelo meu trabalho. Quem sou, continua a ser um projeto de transformação no contato com o outro. A Mediação de Conflitos, essencialmente nas áreas familiar e escolar, permitiu-me e permite-me, a cada dia, reaprender-me e descobrir-me no outro e com o outro. As histórias da minha vida são as histórias de quem por ela passa e deixa marca, por vezes indelével, de um diálogo transformador. Descobri assim, o poder do diálogo e da vulnerabilidade do diálogo que permite a transformação e a criação de novas ideias, novas perceções, novas histórias. E, pelo caminho, o percurso foi derivando. Aprendi novas técnicas: de comunicação, de gestão emocional, PNL, coaching e mediação. E descobri que por muitas técnicas que aprenda, por muitas competências que desenvolva, há uma aprendizagem continua que nos transforma: ser pessoa.

 

Destinatários: Técnicos/as, diretores/as técnicos/as, dirigentes, coordenadores/as de equipas e projetos de entidades públicas e privadas, professores.

 

Local: a oficina será dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após a confirmação da inscrição que faremos no dia 30 junho)

 

 

Data e horário: 2 de julho de 2020 | 14h30 – 16h30

 

 

Equipamento necessário: computador com câmara, ou outro dispositivo móvel, microfone e acesso à internet.

 

 

            Inscrições: gratuitas, mas de formalização obrigatória até ao próximo dia 29 junho, através do preenchimento do

            formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLrXameveHaP5DrS8kKzhpCJI4TVxm5x3BxaSwnT_B_tozLg/viewform?vc=0&c=0&w=1

 

Critérios de seleção: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito de Vila Real, por ordem de receção das inscrições    

(limite máximo de 25 participantes).

 

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.

 

+ info:
Catarina Oliveira
Núcleo Distrital de Vila Real
EAPN Portugal
www.eapn.pt

Comentários