WEBINAR: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COLABORATIVAS, 29 de maio. Inscreva-se!








WEBINAR: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COLABORATIVAS
29 de maio de 2020 | 10h30 - 12h30 | Plataforma ZOOM
Na atualidade existem um número crescente de recursos nas áreas das novas tecnologias de informação (TIC) que possibilitam trabalhar de forma mais eficiente e eficaz, individualmente e em equipa. No entanto, a taxa de utilização destes recursos permanece surpreendentemente baixa nas organizações da Economia Social.
Por esta razão é, mais do que nunca, importante conhecer ferramentas que podem ajudar Profissionais e Equipas das ONG`s responderem de forma mais eficaz e potencialmente com maior impacto aos desafios da Intervenção Social no presente e no futuro.

OBJETIVOS:
Dar a conhecer ferramentas assentes em novas TIC que possam ajudar/ facilitar o trabalho das equipas das Organizações da Economia Social.

CONTEÚDOS:
Novas TIC no suporte ao trabalho das ONGs.

Ferramentas para:
- Gestão de equipas e trabalho colaborativo;
- Suporte a processos de planeamento e avaliação;
- Reuniões e formação;
- Edição de imagem (fotografia e vídeo);
- Streaming de conteúdos;
- Notas e partilha de informação;
- Produtividade individual e de equipa.

METODOLOGIA:
Apresentação de ferramentas e das suas principais funções seguindo-se um período de perguntas e respostas.

FACILITADOR: PAULO TEIXEIRA
Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), está actualmente a frequentar o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de diversas medidas de política pública (como por exempo, o Programa Rede Social, no extinto IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social).
Exerce atualmente as funções de consultor e formador em Autarquias, IPSSs, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional e outros.
Integrou ainda a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES), é membro da Sociedade Americana de Avaliadores, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) e fundou em 2006 a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. É membro ativo da RAN - The Radicalisation Awareness Network onde integra o grupo de especialistas em avaliação e o grupo de comunicação e narrativas (RAN C&N).
Colabora também com organizações do Ensino Superior nas áreas da avaliação, planeamento e inovação social, nomeadamente com a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Ciências Sociais e Políticas.
Recentemente lançou a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.
É, ainda, co-autor dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”, possui um vasto número de artigos publicados em revistas técnicas e tem vindo a apresentar um conjunto alargado de papers em conferências internacionais na área da avaliação.

- DESTINATÁRIOS/AS: Dirigentes e Profissionais de ONG`s

- LOCAL: O Webinar será dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (os links de acesso serão disponibilizados após a confirmação da inscrição que faremos no dia 27 de maio);

- EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: computador, tablet ou smartphone com acesso à internet, câmara e microfone.

- INSCRIÇÕES: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 27 de maio, através do preenchimento do formulário de inscrição
.
- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Preferencialmente organizações do distrito de Setúbal, dando-se prioridade aos associados da EAPN Portugal do Distrito de Setúbal (limite máximo de 40 participantes).

- A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe, desde já, autorização para a gravação.Informamos ainda que a gravação será unicamente para uso interno da EAPN Portugal, enquanto evidência da realização da sessão e registo de presenças.

Comentários