WEBINAR: ACOMPANHAMENTO À DISTÂNCIA: RECOMENDAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL


A não perder. Inscreva-se já!

WEBINAR: ACOMPANHAMENTO À DISTÂNCIA: RECOMENDAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
29 de maio de 2020 | 14h30 - 16h30 - Plataforma ZOOM

PROGRAMA
A crise pandémica causada pela Covid-19 e a consequente restrição nos contactos presenciais, impôs que os vários profissionais envolvidos na intervenção social e comunitária (e.g., assistentes sociais, psicólogos, educadores, sociólogos, terapeutas ocupacionais) seguissem as suas atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (e.g., contactos telefónicos, videochamadas, emails/chats).

Sabemos que as necessidades das famílias durante a crise pandémica irão mudar, muito provavelmente, dia após dia e que as opções de acompanhamento à distância são uma oportunidade promissora para garantir que as famílias recebem apoio vital neste momento difícil. Contudo, a expansão das novas tecnologias de informação e comunicação no acompanhamento às pessoas/famílias, acarreta também limitações e desafios que importa identificar para garantir a prestação de serviços de qualidade assentes na evidência científica e na competência técnica e ética dos seus profissionais.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Serviços de acompanhamento mediados por tecnologias de informação e comunicação (TIC): Enquadramento
Serviços à distância: Oportunidades & Desafios
Meios de comunicação à distância: vantagens e desvantagens na comunicação síncrona e assíncrona
Linhas orientadoras para a Prática Profissional Online (e.g., aspetos relacionados com a identificação do profissional e do cliente; integridade e limites à relação; segurança e confidencialidade; recomendações para uso de TIC com crianças e jovens e adultos)
Desafios que se colocam ao interventor social atual (e.g., à obtenção do consentimento informado; como ultrapassar dificuldades comunicacionais na ausência de pistas visuais).

OBJETIVO GERAL
Este Webinar aborda as principais recomendações em conformidade com as principais entidades reguladoras nacionais e internacionais para a prestação de serviços à distância mediados pelas tecnologias de informação e comunicação. Em particular, pretende-se refletir sobre as oportunidades, limitações e desafios que as modalidades de acompanhamento à distância oferecem aos profissionais para ajudar as pessoas/famílias e comunidades (sobretudo as mais vulneráveis) a responder às suas necessidades e a amplificar forças e recursos.

FACILITADORA Sofia Rodrigues | sofia.rodrigues@ua.pt| Psicóloga e doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária.

- Destinatários: Profissionais de intervenção social e comunitária

-Local: O Webinar será dinamizado por videoconferência através da plataforma Zoom (os links de acesso serão disponibilizados após a confirmação da inscrição que faremos no dia 27 de maio);

- Equipamento necessário: computador com câmara e microfone.

-Data e horário: 29 de maio de 2020 | 14h30 - 16h30

-Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 25 de maio, através do preenchimento do formulário de inscrição;

-Critérios de seleção: Associados da EAPN Portugal do Distrito de Leiria (limite máximo de 25 participantes).

- A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe, desde já, autorização para a gravação.


Inscrição AQUI

+ info:
Patrícia Grilo

Núcleo Distrital de Leiria

n.leiria@eapn.pt

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2

2400-191 Leiria

Tel. +00351 244 837 228

www.eapn.pt

Comentários