Campanha SOS Comunidades Ciganas continua a distribuir kits de protecção e higiene, desta vez no Fundão


"A EAPN Portugal está especialmente preocupada com as consequências e os efeitos desta pandemia nas comunidades ciganas, que se encontram numa situação de ainda maior fragilidade e de vulnerabilidade, porque vivem em locais segregados.

Neste sentido decidiu lançar a Campanha SOS Comunidades Ciganas  para a aquisição de Kits de proteção, higiene e limpeza para atribuir ás famílias das comunidades ciganas, com as quais está a trabalhar, no âmbito dos Projetos ACEDER, que visam a integração socioprofissional destas comunidades.

Até ao momento foram abrangidas 135 famílias, em nove concelhos do país: Elvas, Beja, Mourão, Guarda, Fundão, Viseu, Braga, Barcelos e Porto (15 famílias em cada concelho).

No concelho do Fundão, o projeto ACEDER abrange 15 pessoas da Comunidade Cigana, tendo como parceiros a Câmara Municipal do Fundão, CACF (Matriz Programa escolhas 7G) e ainda a Associação de Desenvolvimento Pinus Verde. 

Ontem, foram distribuídos os KITs de higiene e foi feita uma breve sensibilização sobre os cuidados a ter com a higienização e proteção. Cada Kit de proteção contém: máscaras, luvas, àlcoolgel, sabão azul, toalhitas húmidas e lexívia.

A distribuição dos Kits teve o apoio da Assistente social do gabinete de Ação Social da Câmara Municipal do Fundão,  Elsa Pombo e da respetiva Vereadora Alcina Cerdeira.

Comentários