Representantes do Comité Económico e Social Europeu estiveram em Portugal para recolher recomendações visando uma maior inclusão das Comunidades Ciganas



Representantes do Comité Económico e Social Europeu estiveram em Portugal para recolher recomendações visando uma maior inclusão das Comunidades Ciganas

A EAPN Portugal participou, ontem, numa reunião com representantes do Comité Económico e Social Europeu (seção do Emprego, Assuntos Sociais e Cidadania – Grupo de Estudo sobre Inclusão das Comunidades Ciganas). 

A reunião decorreu na Quinta da Bonjoia e teve a participação de diferentes entidades, públicas e privadas, associações ciganas, mediadores e ativistas ciganos, nomeadamente: CM do Porto; ASAS de Ramalde; Serviço de Jesuítas aos Refugiados; Associação de Ludotecas do Porto; União Romani; Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Braga); Associação Cultural Cigana de Coimbra; CM da Maia; AMEC – Associação de Mediadores Ciganos de Portugal; Associação Letras Nómadas e EAPN Portugal.

A Reunião teve como principal objetivo recolher aspetos positivos e menos conseguidos decorrentes da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e apresentar Recomendações à Comissão Europeia.

A EAPN Portugal apelou à importância de uma Estratégia Nacional, e mesmo Europeia, de Luta contra a Pobreza que permitiria uma melhor intervenção na inclusão das comunidades ciganas. Portugal tem diferentes Estratégias Nacionais em diferentes áreas, mas estas nem sempre comunicam entre si, sendo por isso fundamental definir uma Estratégia integrada. A EAPN alertou ainda para a importância da avaliação permanente e participada das políticas, medidas de política e Programas direcionados para as Comunidades Ciganas; Destacou a necessidade de avaliação da aplicabilidade dos fundos comunitários no combate à pobreza e também dos programas direcionados para as Comunidades Ciganas; defendeu um maior reflexo da situação das comunidades ciganas dentro do Semestre Europeu e, por fim, alertou para a importância de um Programa Nacional direcionado para as Comunidades Ciganas.

Todas os participantes tiveram oportunidade de apresentar as suas Recomendações aos representantes do CESE, sendo de destacar o apelo de Bruno Gonçalves para o combate ao racismo ainda muito presente no nosso país: “Racismo não é opinião. É Crime”.

Ainda este ano o Comité apresentará um relatório europeu com os resultados de todo este trabalho. Paula Cruz

 + info:
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Departamento de Investigação e Projetos
Rua de Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 00351 22 542 08 02/0; Fax: 00351 22 540 32 50

Comentários