"Para onde vai o tempo?" - livro foi lançado em Leiria



"Alice, Beatriz e Jorge. Três cidadãos que integram o Conselho Local de Cidadãos do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal, e que aceitaram o desafio para, em formato de história, escreverem pedaços de vida que marcaram o seu percurso. Histórias de vida que cruzam dor, desafios, esperança e superação.

A Alice integrou o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal há 11 anos. O Jorge há 9. E a Beatriz há sensivelmente 1 ano. Observamos nestas três pessoas uma vontade de crescer, de se superar, de se porem de bem com a vida e com os outros. De quererem sobretudo aprender. Uma aprendizagem contínua que os faz permanecer por cá. Que os faz aceitar desafios como este.

A partir destas três narrativas, que são o foco e a essência deste projecto, procurámos outras perspectivas e convidámos escritores, ilustradores, jornalistas e uma investigadora. O resultado do trabalho foi apresentado no passado dia 15 de fevereiro, pelas 15h, no Museu de Imagem e Movimento, em Leiria. 

Este livro pode ser observado como um exercício de reflexão sobre trajectos de vida marcados por vulnerabilidades, mas também de superação. Não deixa de ser um projeto artístico-literário-jornalístico que nos traz a perspectiva de três cidadãos que nos narram pedaços de vida que os marcaram de alguma forma e que lutam por oportunidades de superação e de inclusão numa sociedade que muitas das vezes os ignora, os esquece e os inviabiliza.

Expressamos a maior gratidão a quem possibilitou a sua construção: Alice Catarino, Ana Gilbert, Beatriz Passão, Bruno Gaspar, Elsa Margarida Rodrigues (autora e também co-coordenadora da publicação), Jacinto Duro (Jornal de Leiria), Jorge Cardinali, Lisa Teles, Manuel Leiria (Região de Leiria), Maria Frias, Mónia Camacho e Nuno Henriques (Diário de Leiria) e Paulo Kellerman (autor e também co-coordenador da publicação)." 

O livro pode ser adquirido no Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal.

Fotografias:

Licínio Florêncio 



Fernando Rodrigues/ Região de Leiria

+ info:
Patrícia Grilo
Núcleo Distrital de Leiria
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2
2400-191 Leiria
Tel. +00351 244 837 228

Comentários