Grupo de trabalho de Educação para a Cidadania encontra-se a desenvolver projetos de participação na comunidade



Grupo de trabalho de Educação para a Cidadania 
encontra-se a desenvolver projetos de participação na comunidade


"O grupo de trabalho Interconcelhio de Educação para a Cidadania, dinamizado pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga, encontra-se a desenvolver diversos projetos de intervenção/ participação na comunidade.

Mediante a identificação previa de problemas sociais, sentidos pelos destinatários nos seus respetivos contextos de vida – bairro, comunidade – vários grupos de crianças, jovens e ainda adultos encontram-se a implementar/ realizar ações que visam atenuar ou resolver os problemas sociais selecionados, não só locais mas também globais, com recurso a metodologias participativas e criativas. Os respetivos trabalhos são orientados no terreno pelas sete entidades parceiras.

Nos processos de brainstorming, atendeu-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030, inclusive Erradicar a Pobreza (obj. 1), Educação de Qualidade (obj. 4), Igualdade de Género (obj. 5), Redução das Desigualdades Sociais (obj. 10), Proteção da Vida Marinha (obj. 14), Proteção da Vida Terrestre (obj. 15).

Este tipo de trabalho, que implica um participação mais ativa na comunidade, permite desenvolver, junto dos destinatários, competências pessoais (soft skills) tais como comunicação e trabalho em grupo, pensamento crítico e criativo, ética, resiliência e resolução de problemas e adaptação a ambientes multiculturais, que seguramente têm efeitos positivos na construção da sua personalidade e bem-estar na infância e, posteriormente, na vida adulta nos planos pessoal, familiar, social e profissional.

Os resultados serão disponibilizados num Manual."




 + info:
Isabel Amorim
Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários