AÇÃO DE FORMAÇÃO, Coimbra



 Relatórios e Informações Sociais: Prática Colaborativa na Preparação, Redação e Revisão

A colaboração interprofissional tem sido identificada como uma estratégia central na obtenção de melhores resultados na intervenção social junto de pessoas e famílias muito vulneráveis (e.g., com múltiplas necessidades em diversas áreas). Assegurar que as famílias acedem apropriadamente aos serviços que melhor respondem às suas necessidades e desejos, requer um trabalho permanente de articulação entre vários serviços/profissionais. Neste âmbito, várias recomendações nacionais e internacionais têm vindo a destacar o desenvolvimento de abordagens colaborativas, com especial enfoque no treino de competências interpessoais e estratégias de comunicação oral e escrita no trabalho interprofissional.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  1. As abordagens colaborativas: princípios e atuação
  2. Boas práticas na articulação interprofissional e na escrita profissional
  3. A assertividade profissional no trabalho interprofissional (e.g., demonstrar competência profissional no exercício do trabalho social; saber exercitar e justificar decisões profissionais)
  4. A elaboração de registos/notas de caso pertinentes (e.g., registo de atendimentos, diligências e visitas domiciliárias)
  5. A redação de informação social inteligível e relevante (e.g., aspetos práticos e recomendações na apresentação de evidências; uso de linguagem colaborativa)
  6. Correspondência digital sobre informações pessoais (e.g., recomendações na articulação via email)
  7. Desafios e constrangimentos no trabalho interprofissional atual (e.g., gestão da confidencialidade; trabalho com os parceiros; limites e competências de intervenção; os desafios associados às redes sociais e à divulgação de imagens em plataformas digitais na prática do trabalho social)
OBJETIVOS
Nesta ação de formação os profissionais irão treinar e fortalecer competências de comunicação oral e escrita colaborativa essenciais para uma prática eficaz no trabalho social. Através da realização de exercícios práticos (e.g., análise e discussão de casos; exercícios de análise e escrita colaborativa), pretende-se capacitar os profissionais sociais para a tomada de notas e redação de relatórios/informações sociais pertinentes e assentes numa linguagem colaborativa.
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui a realização de exercícios práticos para treino de linguagem colaborativa.
NOTA: Cada formando deverá enviar até 24-02-2020, para o email coimbra@eapn.pt , 2 exemplares de relatórios e/ou informações sociais elaborados pelo próprio formando, para a realização de exercícios práticos de treino de competências de escrita profissional circunscritos ao contexto da formação. Ambos os exemplares devem ser referentes a casos/situações cuja intervenção se encontra já encerrada/no passado.
ATENÇÃO: os dados de identificação de todas as pessoas ou entidades visadas nos documentos deverão ser, necessariamente, substituídos por dados fictícios, no estrito cumprimento das normas de privacidade e confidencialidade. No final dos exercícios, os formandos levarão consigo os exemplares enviados.  

DIAS 02 e 03 de Março de 2020
HORÁRIO 9h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN PT | Av. Fernão Magalhães, 676, 2º andar Sala 2, 3000-174 Coimbra
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 65€
PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, diretores/as técnicos/as, dirigentes, coordenadores/as de equipas e projetos de entidades públicas e privadas.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues
Psicóloga, Terapeuta Familiar e Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 27 de fevereiro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra
Avenida Fernão Magalhães, 676, 2º andar, Sala 2, 3000-174 Coimbra
T: 239834241 | Fax: 239840792 | coimbra@eapn.pt

Comentários