Bragança debateu acessibilidades e mobilidade na óptica da exclusão social



«O Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal e as instituições da área da deficiência do concelho de Bragança, realizaram dia 6 de dezembro um Fórum com o objetivo de sensibilizar as entidades locais com responsabilidade na área das acessibilidades, para as dificuldades das pessoas com deficiência, dificuldades estas promotoras da sua exclusão social.

O Fórum teve início com a visualização de um vídeos produzido com a participação dos clientes das entidades parceiras onde retratam as suas dificuldades e formas de exclusão na sociedade. A Srª Vereadora da Câmara Municipal de Bragança - Drª Fernanda Silva, após visualização do vídeo,  apresentou o plano de mobilidade previsto pelo Município, assumindo o compromisso de dar resposta aos problemas/ barreiras identificadas, solicitando o envio do vídeo para mostrar na reunião de Executivo.

O Sr. Comandante da PSP- João Carlos Neto perante a visualização dos vídeos, mostrou-se totalmente sensibilizado com as dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade reduzida face aos obstáculos sentidos no dia-a-dia. Referiu que, no que concerne a ações de incumprimento legal, a PSP posicionar-se-á com tolerância zero face aos prevaricadores; por outro lado, apelou os presentes para a importância do direito à queixa, enquanto direito fundamental do exercício de cidadania. Referiu ainda que o corpo de efetivos da PSP comandados por ele, se encontram totalmente disponíveis para auxiliar e dar apoio às pessoas portadoras de deficiência, quer a nível institucional, quer a nível individual em situações diárias que necessitem.

O diretor do curso de licenciatura em Engenharia Civil- João Roque comprometeu-se a sensibilizar os alunos da referida licenciatura, já que o curso não contempla uma disciplina específica sobre legislação das acessibilidades, para a necessidade de em toda e qualquer obra seja sua preocupação assegurar as mesmas condições de acesso a todos os cidadãos.

Houve a possibilidade de se conhecerem 2 projetos de promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e o debate permitiu a realização de algumas questões e apresentação de e contributos, quer por parte dos técnicos quer das pessoas com deficiência presentes na plateia.

 O Fórum permitiu às pessoas com deficiência exporem as suas dificuldades às instâncias com responsabilidades na área da mobilidade e em conjunto discutirem estratégias de as ultrapassar, ficando compromissos assumidos por parte de todos os presentes. " 
Ivone Florêncio    



+ info: 
Ivone Florêncio
 Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti- Pobreza
Rotunda de Vale D` Álvaro nº 2 R/C Dtº
5300- 274 Bragança
Telef.: 273 332 913  
   

Comentários