XI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social - A Pobreza e a Exclusão Social na Imprensa - A Pobreza é Notícia?




XI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social

- A Pobreza e a Exclusão Social na Imprensa - A Pobreza é Notícia?

O Museu da Imprensa, no Porto, abre as portas ao XI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, subordinado ao tema “A Pobreza e a Exclusão Social na Imprensa - A Pobreza é Notícia?” que acontece nos próximos dias 16 e 17 de outubro, este último, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O encontro, além de assinalar a data, visa, este ano, promover o diálogo entre os profissionais de comunicação social e os cidadãos que muitas vezes são os protagonistas das notícias sobre pobreza e exclusão social. Assim, “A Pobreza e a Exclusão Social na Imprensa” será o tema central de reflexão do Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social que no dia 16 (ver programa em anexo) conta com a entrega do prémio de jornalismo “Analisar a Pobreza na Imprensa instituído pela EAPN Portugal, a organização não-governamental para o desenvolvimento que impulsiona, também, este encontro. Os trabalhos jornalísticos propostos a concurso, foram selecionados e analisados pelas pessoas que constituem os 18 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito – e, finalmente, selecionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam. De um total de 58 trabalhos jornalísticos (28 nacionais e 30 regionais) foram premiados, na categoria Imprensa Nacional: (1º prémio) Jornalista Ana Cristina Pereira e fotojornalista Adriano Miranda pelo trabalho “Esta escola já não é só para ciganos” – Jornal Público de 28 de outubro de 2018; (2º prémio) Jornalista Ana Mafalda Inácio e Fotojornalista Reinaldo Rodrigues pelo trabalho “Um milhão e 700 mil portugueses têm incapacidade. Somos uma sociedade inclusiva? – Diário de Notícias de 02 de dezembro de 2018; (3º prémio) Jornalista Ana Cristina Pereira e fotojornalista Paulo Pimenta pelo trabalho “Lurdes vive na carcaça de uma antiga escola. Para onde irá agora? – Jornal Público de 8 de novembro de 2018.  Na categoria Imprensa Regional, o 1º prémio foi para a jornalista Ana Martins Ventura e Fotojornalista Alex Gaspar pelo trabalho “Esta é uma vitória nossa” – Jornal “O Setubalense” – 21 de dezembro de 2018;  o 2º Prémio para Carlos S. Almeida e fotojornalista Joaquim Dâmaso pelo trabalho “Inclusão – Quando as empresas abrem portas à diferença todos saem a ganhar” – Jornal Região de Leiria de 22 de novembro de 2018 e o 3º prémio: Jornalista Daniela Franco Sousa e Fotojornalista Ricardo Graça pelo trabalho “Sementes da Globalização” – Jornal de Leiria de 20 de dezembro de 2018. Em ambas as categorias – nacional e regional – só o 1º lugar receberá um prémio – peça assinada pelo artista plástico João Carqueijeiro; os premiados em 2º e 3º lugares serão agraciados com um galardão simbólico.
Este Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social quer promover a reflexão sobre a forma como a informação sobre pobreza e exclusão social pode ser transmitida tendo por base o conhecimento livre de preconceito e prevenindo a discriminação e o reforço de algumas ideias pré-concebidas; refletir sobre o conjunto de recursos existentes, práticas e informações sobre a pobreza e a exclusão social que estão ao dispor dos profissionais de comunicação; aumentar a consciencialização dos profissionais dos meios de comunicação social quanto ao duplo papel que estes desempenham ao moldarem a representação coletiva sobre estas realidades e como veículos de informação para a sociedade e, finalmente, promover o conhecimento dos cidadãos relativamente a forma como os temas são definidos e as notícias são elaboradas, bem com dar a conhecer o funcionamento dos meios de comunicação social.
No final do dia 17 será apresentada a campanha nacional Palavras com corpo e alma. Porque a Pobreza não é ficção.lançada pela EAPN Portugal


Outras notas:
EAPN Portugal - quem somos?
A EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de organizações europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.
Criada em 17 de dezembro de 1991, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais. Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos. A decisão, unânime, foi tomada por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

 Conselhos Locais de Cidadãos – o que são?
Foram criados em 2009, pela EAPN Portugal, e dinamizados desde então em todos os distritos de Portugal, através do núcleos distritais desta organização, dando oportunidade a um grupo de cidadãos que vivenciam, ou já vivenciaram, situações de pobreza e/ou exclusão social, de norte a sul do país de: se pronunciarem sobre as suas realidades, necessidades e prioridades, a sua qualidade de vida e sobre as políticas sociais; identificar dificuldades e estratégias de enfrentamento dos problemas que são acionadas por estes cidadãos, assim como a definição de áreas prioritárias de atuação; terem uma voz ativa para o diálogo e para participar na vida política falando sobre as medidas que interferem nas suas vidas; participarem ativamente na luta contra a pobreza e a exclusão social (luta essa relativamente à qual são, desde logo, os principais interessados); através da identificação de novas estratégias e novos instrumentos de avaliação das medidas sociais e de exercício de lobby junto dos órgãos de poder; atuarem com a EAPN Portugal, ao nível da monitorização e avaliação, direta ou indiretamente, do que se vai fazendo a nível nacional nesta área, através da informação, formação, investigação e planeamento participado de ações que concorrem para o combate da pobreza e da exclusão social.
Sabendo que a participação é um processo difícil, que necessita de tempo e de maturação, a EAPN Portugal decidiu começar por dar pequenos passos que permitam, paulatinamente, reunir as condições para uma participação organizada e efetiva num futuro próximo e que, a médio prazo, permita a existência de estruturas e plataformas de participação na definição e implementação das políticas. Desta forma, promovemos a cidadania e a participação das pessoas que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e/ou exclusão social através de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – Conselhos Locais – quer a nível nacional – Conselho Nacional -, e ainda a nível europeu, com a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social que se desenvolve desde 2001.

+ info:
Departamento de Comunicação
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 225420800/ 225420804


Comentários