Exposição Fotográfica “Singular do Plural” em Castelo Branco



A iniciativa “Singular do Plural” – exposição de fotografias: 20 -  profissões, pessoas, ciganos e ciganas, promovida pela EAPN Portugal, em parceira com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, tem como objetivo influenciar, positivamente, a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Foi criada para desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências. Neste sentido, esta iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista à mostrar, à sociedade em geral e às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.
A Exposição Fotográfica “Singular do Plural” tem decorrido em diversos locais do país e chega a Castelo Branco no dia 08 de outubro, contando com a parceria da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Neste sentido, vimos por este meio convidá-los/as a estarem presentes na sessão de inauguração desta Exposição, no dia 08 de outubro, às 17h30, na Casa da do Arco do Bispo.
A exposição estará patente ao público, na Casa do Arco do Bispo, de 8 a  18 de outubro de 2019, indo ao encontro da sinalização do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que se comemora no dia 17 de outubro  de 2019.
+ info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

Comentários