Comemorações Distritais do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, Vila Real



Comemorações Distritais do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de outubro

Reconhecido pelas Nações Unidas como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no dia 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski convidou cem mil pessoas vindas de todos os horizontes para que se reunissem para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria na Praça dos Direitos Humanos e da Liberdade, no lugar onde fora assinada em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris. 

Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 17 de outubro como sendo o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”. Desde então, numerosos países, autarquias e municípios, membros da sociedade civil e do setor privado têm reconhecido a importância desse Dia, a tal ponto que atualmente o 17 de outubro é considerado como um ponto de encontro essencial para um número sempre crescente de cidadãos de todas as origens e de organizações de todo o tipo que se mobilizam para a erradicação deste problema.


 O Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com três eventos convidando todos e todas a se juntarem a nós para sensibilizar, informar e debater a violação dos direitos humanos e a luta contra a pobreza e exclusão social nas suas diversas vertentes.

Consideramos que a erradicação da pobreza e exclusão social não é uma utopia. É uma realidade que está ao nosso alcance e que deve estar presente em todas as nossas intervenções enquanto organizações que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Procuramos assinalar este dia em rede e em parceria assumindo uma atitude corresponsável, colaborativa, lutando sempre por uma sociedade mais inclusiva. 



Agenda:

  • 15 de Outubro de 2019  às 14.30h | Debate “Todos Óh Bairro! Formas de Participação Comunitária”
Local: Bairro da Telheira em Vila Real nas instalações do Projeto + Social E7G
Coorganização: Projeto + Social E7G, Município de Vila Real, Cáritas de Vila Real, Vila Real Social E.M.
- ver programa em anexo

  • 16 e 17 de outubro de 2019 | XI Fórum nacional pelo Combate à pobreza e exclusão social: “A Pobreza é Noticia? O papel dos média no combate à pobreza”
Local: Museu da Imprensa no Porto
Organização: EAPN Portugal
Participação dos Conselhos Locais de Cidadãos em situação de vulnerabilidade social de todos os distritos


  • 18 de outubro de 2019 |Olhares (Des)Iguais - Exposição de Fotografia e Debate


Local: Museu da Vila Velha em Vila Real
Coorganização: Escola Profissional Agostinho Roseta, Município de Vila Real, Museu da Vila Velha


+ info:
Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários