AÇÃO DE FORMAÇÃO, Santarém



Música e Criatividade nas Organizações
Os profissionais das organizações sociais deparam-se quotidianamente com o desafio da inovação que exige uma superação constante, principalmente quando trabalham diariamente com o mesmo grupo de utentes. Motivar, ativar ou acalmar, estímular, capacitar, animar ou mobilizar pessoas e grupos requer um número sempre crescente de ferramentas e técnicas de intervenção, e por vezes até a criatividade mais robusta parece precisar de inspiração. A música é por natureza uma fonte de inspiração e é em si uma ferramenta muito poderosa para ajudar a alcançar muitos desses objetivos, ativando a mente e o corpo, desencadeando memórias e promovento a saúde mental e o bem-estar. Esta formação visa reflectir sobre o papel da música na participação social, na inovação social, nas dinâmicas de grupo, na promoção da criatividade e animação sociocultural no contexto das diferentes organizações sociais ou educativas.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1)    Metodologias participativas de animação de grupos
2)    Os diferentes papéis desempenhados pela música
3)    Expressão pela música
4)    Dinamização de atividades musicais
5)    Estimulação multi-sensorial através da música

OBJETIVO GERAL
Dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas práticas na área da dinamização de atividades musicais junto de diferentes públicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer diferentes níveis de participação social
- Utilizar a música ao serviço dos objetivos da organização
- Desenvolver a criatividade e facilitar a expressão pela música
- Utilizar ferramentas e técnicas musicais
- Conhecer o Método Ronnie Gardiner de estimulação através da música e do ritmo


METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos, com exercícios práticos individuais e em grupo, por forma a promover a participação e o envolvimento dos formandos. Avaliação contínua dos formandos através da observação e da realização dos exercícios propostos.

DIAS 5 e 6 de Novembro de 2019
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO 14 horas  
LOCAL: sala de formação da Santa Casa da Misericórdia de Santarém/Morada: Largo Cândido dos Reis 17, 2000-241 Santarém (a confirmar)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: médicos, psiquiatras, psicólogos, técnicos de serviço social, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, professores, educadores de infância, educadores sociais, animadores, entre outros.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 Trabalho social e orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação 
FORMADORA Sara Figueiredo
Licenciada em Ciências da Educação pela FPCE-UC (2005), estudou no Conservatório de Música de Coimbra, teve aulas de Canto Jazz e de Harmonia. Na área da música frequentou o curso de Animadores Musicais da Casa da Música, o Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack e é, desde 2017, terapeuta certificada no Método Ronnie Gardiner de neuro-estimulação através da música. Desenvolve programas de expressão musical em escolas e Jardins de Infância desde 2007, tendo integrado projetos de música para bebés e pais/famílias com o Gira Sol Azul, a Casa da Música, Nuvem e Frenesim. Coordenou o projeto TEMPO XL de 2011 a 2017, dinamizando concertos intergeracionais e sessões regulares em Residências Geriátricas/Unidades de apoio a idosos. É mestranda de musicoterapia e dirige atualmente o coro As Vozes d’Afasia no Instituto Português de Afasia. Dá voz ao projeto musical "Tocar o Chão” com Carlos Peninha.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação até ao dia 06 de fevereiro)
As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 25 de outubro
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém
Rua Prior do Crato, nº2 | 2005-364 Santarém
Telefone: 00351 243306279 | santarem@eapn.pt

Comentários