Workshop Formativo: Refletir sobre a Importância dos Recreios Escolares



Workshop Formativo
Refletir sobre a Importância dos Recreios Escolares
Este Workshop Formativo integra-se no projeto Círculo de Conhecimento iniciado em 2012, que pretende proporcionar a aquisição e partilha de conhecimentos entre organizações e profissionais atuando no território do distrito de Setúbal, no âmbito do terceiro setor. Pretende-se através da sua criação valorizar, por um lado, o know-how e a experiência adquirida pelos/as profissionais, permitindo simultaneamente o acesso e a partilha de informação e saberes.
Este projeto foi criado no âmbito da rede de Associados/as do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza procurando desta forma, promover o trabalho em rede e parceria.
Este workshop pretende promover momentos de partilha e reflexão sobre o tempo livre das crianças durante as jornadas diárias na escola e o papel agentes educativos na estruturação dos momentos espontâneos das crianças.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
*      A importância do agente educativo no recreio escolar; Memórias de jogos e brincadeiras na infância; Metodologia de intervenção e time – line do projeto - “CAI na Escola”; A criança no recreio.
OBJECTIVOS
*      Partilha de experiência sobre a Intervenção nos Recreios Escolares “Projeto CAI na Escola”
*      Refletir sobre o papel dos agentes educativos (professores/as, assistentes operacionais, animadores/as e outros/as técnicos/as) no recreio escolar
METODOLOGIAS DE Dinamização
Metodologia: técnicas ativas, colaborativas e criativas de animação de grupos

DIA: 8 de outubro 2019
HORÁRIO: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO: 6 horas
LOCAL: Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro “Casa Amarela”Estrada dos Álamos, 2810-260 Laranjeiro - Almada  
INSCRIÇÃO: Gratuita
Público-Sujeito: Profissionais de organizações que intervêm nas áreas social, educação e saúde.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Associados/as (coletivos ou individuais) da EAPN Portugal / Entidades que aderiram ao Círculo de Conhecimentos/ Número de ordem de receção da inscrição.
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: Todos/as os/as participantes receberão Certificado de Participação no final da sessão.
Facilitadores: Ricardo Henriques - Licenciado em Animação Sociocultural, Colaborador do Centro de Animação da Cercizimbra. Edgar Beles – Licenciado em Psicologia do Desporto e Educação, Colaborador do Centro de Animação para a Infância da Cercizimbra.




As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 4 de outubro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Av. D. João II, nº 14 R/C Dtº - 2910-548 Setúbal
Tel.: 265535330 Tlm: 963859266 e-mail: setubal@eapn.pt

Comentários