“O que impede de saber não são nem o tempo, nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade”




"Realizou –se nos dias 16 e 17 de setembro, no Fundão, o Encontro Regional do  Centro  do Conselho Local de Cidadãos, com  a participação dos Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.
No primeiro dia realizou-se uma oficina de criação de projetos numa lógica de identificar dificuldades e estratégias para enfrentar os problemas sinalizados pelos cidadãos do conselho local de cidadãos da região centro, assim como definiram prioridades de atuação, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030.
Para a dinamização dos trabalhos foi apresentado o manual de desenvolvimento local , um jogo com 100 cartas que permite desenhar um projeto local com base comunitária , pensando em parcerias, recursos e agentes para a estratégia do desenvolvimento dentro da realidade de cada território.
Esta ação foi dinamizada pelos formadores Gonçalo Folgado e João  Martins da Associação LOcalsapproach.
No dia 17 de setembro, fomos conhecer o projeto Matriz 7G Escolhas com a iniciativa da “DIDLIDU DOS ABRAÇOS”, que nasceu nas oficinas de costura nas atividades de empreendedorismo social da Matriz, onde mães desempregadas e jovens motivados puseram mãos á obra e criaram a história e a boneca de trapos DIDLIDU , o que permitiu a inclusão social e, por outro lado, permitiu também abraçar pessoas que estão numa situação frágil, nomeadamente os refugiados do Médio Oriente.
Por fim, visitámos uma jovem empreendedora -  produções caseiras de saboaria artesanal e cosmética natural - e ficamos a saber os passos que deu e as suas dificuldades na criação do seu próprio emprego.
Numa breve reflexão podemos mencionar que houve um trabalho de equipa e uma grande motivação de todos na criação de um projeto comunitário e na aprendizagem de iniciativas de empreendedorismo.
“O que impede de saber não são nem o tempo, nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade”, disse Agostinho da Silva e nós, por aqui, concordamos!
Paula Montez
 + info:
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

Comentários