9º Colóquio: Envelhecimento, Saúde e Cidadania

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar, no dia 25 de outubro, enquanto oradora no 9º Colóquio: Envelhecimento, Saúde e Cidadania, organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). O evento terá lugar no Polo A da ESEnfC, estando o seu início marcado para as 09h00.
Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, irá fazer parte do painel “Abordagens interdisciplinares na prevenção do risco de queda”, pelas 11h20. Na sua intervenção, Carina apresentará o Manual de Boas Práticas na prevenção de quedas em idosos, deixando sugestões e conselhos práticos sobre como pequenas mudanças na gestão do dia-a-dia podem ser significativas na prevenção de acidentes domésticos.
O Manual de Boas Práticas - Prevenção de Quedas em Idosos foi desenvolvido pela Cáritas de Coimbra e pela Universidade de Coimbra (Anamélia Almeida, Anabela Mota Pinto, Paulo Nossa e Carina Dantas), no âmbito da sua participação em diversos projetos nacionais e internacionais. Integrado na sua estratégia de promoção do envelhecimento ativo e saudável, este Manual pretende transferir o conhecimento científico e académico para a comunidade, através da criação de ferramentas práticas e úteis que as pessoas idosas e/ou seus cuidadores possam utilizar no seu dia-a-dia, com vista a uma maior independência e autonomia das suas rotinas. O Manual é gratuito e encontra-se disponível online na página web da Cáritas de Coimbra.
As quedas são uma das principais causas de internamento hospitalar e o seu impacto pode ser enorme, com consequências pessoais, familiares e sociais, para além das implicações financeiras para os serviços de saúde. Assim, em 2015 foi publicado no Diário da República, o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, que tem como um dos seus objetivos principais “Prevenir a Ocorrência de Quedas”, perspetivando a prevenção e redução da ocorrência de quedas, através da publicação de normas e da implementação de estratégias de intervenção para esta temática.
Segundo a organização, o 9º Colóquio será um momento para reflexão alicerçado na investigação já realizada neste contexto, face aos determinantes dos acidentes com pessoas idosas e a magnitude dos desafios que se colocam na população Portuguesa.

Consulte o programa e inscreva-se.

Comentários