Seminário “Reclaim Europe! Como construir a Europa a partir dos territórios?”

Qual o impacto das políticas europeias na Região do Norte?

Como pode o trabalho em redes transnacionais apoiar o trabalho local?


Depois de eventos em Lisboa, Castelo Branco e Covilhã, convidamos todas as organizações da sociedade civil e todas as pessoas interessadas a debaterem estas questões connosco em Vila Real no seminário “Reclaim Europe! Como construir a Europa a partir dos territórios?”. Terá lugar no dia 18 de setembro, das 14h00 às 18h00, no auditório B0.02 do Complexo Laboratorial da UTAD, Vila Real.


Embora muitas vezes pareça, a Europa não é – e não pode ser – só feita pelas instituições em Bruxelas. Redes internacionais da sociedade civil, como a Rede Europeia Anti-Pobreza, são importantes tanto para fazer chegar as necessidades locais ao nível europeu como para a aprendizagem transnacional entre os membros. Mas como funcionam, e como pode ser melhorada a articulação com as organizações membros? Outro foco dessa tarde serão os fundos comunitários e o seu impacto para a democracia em territórios vulneráveis: na véspera dum novo quadro comunitário, qual a margem de manobra para a sociedade civil?
Os temas serão introduzidos com intervenções de Elisa Pérez Babo (Quaternaire) e Paula Cruz (EAPN Portugal). Depois vamos debater soluções, ideias e reivindicações em grupos de trabalho. Podem ver o programa em anexo e o evento no Facebook aquiA entrada é livre, mas pedimos que façam a vossa inscrição aqui.

O seminário é organizado pela Fundação Friedrich Ebert, pelo Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti-Pobreza e pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Faz parte do projeto “Reclaim Europe!”, da Fundação Friedrich Ebert, que pretende iniciar um debate alargado sobre as possíveis formas de as organizações da sociedade civil participarem na construção da Europa.

+ info:
Fundação Friedrich Ebert Portugal
Avenida Sidónio Pais 16-1º Dto
1050-215 Lisboa

Tel. 00351/21 357 3375
www.fes-portugal.org
auer@fes-portugal.org

Comentários