Oficinas de Prática e Conhecimento, Bragança



“Sexualidade na Terceira Idade

3 Julho 2019 / 9h30-17h30/ Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal

A sexualidade na 3ª Idade é uma temática que ainda hoje levanta muitas questões práticas quando falamos em idosos institucionalizados. Esta ação de formação pretende desmistificar preconceitos e ajudar os profissionais a integrar de forma positiva e natural esta área da vida dos seus utentes.

Objetivos

Reconhecer e aceitar a sexualidade como dimensão integrante do ciclo vital
Identificar características próprias da manifestação da sexualidade na terceira idade
Debater crenças erróneas e atitudes negativas face às manifestações da sexualidade na terceira idade. Reconhecer e aplicar uma abordagem profissional positiva no que toca às manifestações da sexualidade na pessoa institucionalizada


Conteúdos

Conceito e dimensões da sexualidade
Manifestações e características da sexualidade na 3ª idade
Mitos e realidades da sexualidade na 3ª idade
Postura do profissional face às manifestações da sexualidade na 3ª idade
Estratégias de abordagem da sexualidade na 3ª idade

Metodologias

Exposição oral, diálogo e debate de ideias. Visionamento de vídeos pedagógicos, realização de atividades pedagógicas, treino de situações através de role-play/ simulação para treino de competências profissionais na abordagem à pessoa idosa.

Dinamizadora

Sónia Araújo/ Psicóloga clínica, Pedagoga e Terapeuta Sexual. Colaboradora da Associação para o Planeamento da Família. Formadora nas áreas da educação para a saúde, área comportamental e área pedagógica. Treino avançado em inteligência emocional.
Inscrições

Associados/as da EAPN Portugal: 5€ // Não Associados/as: 10€. Inscrições para braganca@eapn.pt até 28 junho / Limitado a 25 participantes

Comentários