O processo de Design Thinking - uma ferramenta prática e criativa na resolução de problemas; em Bragança



O processo de Design Thinking 
- uma ferramenta prática e criativa na resolução de problemas

15 Julho / 9h30-17h30/ Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal

O design thinking é uma metodologia para a solução criativa de problemas. É focado nas pessoas, procura entender as suas necessidades e encontrar soluções eficazes.

O design thinking é um processo para entender, observar, perceber, avaliar, melhorar e realizar (Kelley et al., 2001)

O conceito tem sido utilizado no desenvolvimento de produtos para várias situações problemáticas nos negócios. Nos atuais cenários educacional e organizacional, tem sido dado especial destaque à importância do design thinking na resolução de problemas.

 Objetivo

Conhecer a metodologia de design thinking, ao serviço da resolução de problemas em contexto laboral.

Conteúdos

Contextualização do processo design thinking.
Etapas do processo design thinking: descoberta; interpretação; ideação; experimentação; evolução. Exploração de cada etapa.
Pilares nos quais o processo assenta: empatia; feedback; brainstorm.
Vantagens do processo no desenvolvimento do pensamento crítico; da criatividade; da aprendizagem investigativa e colaborativa; da autonomia tomada de decisão.
Descrição de casos práticos.

Metodologias

Breve exposição. Team work e exercícios individuais. Serão utilizados como recursos: mapa da empatia; Crazy 8´s; PLEX cards; Canvas; o golden circle, como recurso comunicacional.

Dinamizadora

Ana Nunes Galvão/ Professora e Coordenadora, com agregação no IPB. Especialista em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Especialista em Coaching Psicológico. Facilitadora em processos de Design Thinking e Inovação Pedagógica. Formadora nas áreas de comunicação em saúde, relacionamento interpessoal e comportamento organizacional.
Investigadora integrada da Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E)

Inscrições

Associados/as da EAPN Portugal: gratuito // Não Associados/as: 10€. Inscrições para braganca@eapn.pt até 11 julho / Limitado a 25 participantes

Comentários