“World Café: Infância Negada”, na Biblioteca Municipal de Carregal do Sal



O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal está a organizar em parceria com o Município de Carregal do Sal o “World Café: Infância Negada”, dirigido às CPCJ do distrito de Viseu e profissionais sociais que exerçam a sua atividade na área da infância e juventude. O objetivo é debater o tema da pobreza infantil a partir do documentário “O Começo da Vida”, nomeadamente o episódio sobre o tema “A Infância Negada”, que nos mostra que mesmo desejando o melhor para os seus filhos, nem todos os pais são capazes de fornecer um ambiente seguro e saudável. O episódio destaca que para cuidar de bebés e crianças é necessário primeiro ajudar o adulto responsável por elas.

A ação ocorrerá na Biblioteca Municipal de Carregal do Sal, a partir das 14h30m do dia 29 de maio (quarta-feira). Terá inicio com a visualização do episódio “A Infância Negada”, após o qual se seguirá o world café, através da formação de quatro mesas de discussão onde os participantes poderão refletir e partilhar os seus contributos. Cada mesa terá uma pergunta em torno da qual se motivará a discussão:

-Que diagnóstico fazemos do nosso território sobre a “Infância negada”? (projetos / medidas vs. problemas sociais);

-Que desafios e limitações no âmbito de atuação das CPCJ?;

-Quais os principais atores envolvidos e que papéis assumem e/ou devem assumir?;

-Como pensamos o futuro? / Que medidas / projetos de intervenção podemos fazer de forma colaborativa?

Tal como se prevê na aplicação da metodologia world café, está prevista a rotação dos participantes por cada uma das mesas durante um determinado período de tempo. No final, os relatores de cada uma das mesas farão o apanhado geral das partilhas e contributos, assim como, uma posterior apresentação. Após a partilha dos resultados, haverá lugar a um debate que proporcione contributos adicionais aos já apurados. Prevê-se ainda que os resultados da atividade possam dar lugar a um documento informativo e de suporte para a concretização de mudanças concretas, produzido pelos parceiros organizadores, que reúna os contributos que tiveram origem nesta ação, com o objetivo de proporcionar as condições para que os seus resultados adquiram maior impacto. 

A participação no evento é gratuita, no entanto, estará limitado a 25 inscritos. As inscrições deverão ser efetuadas obrigatoriamente até ao dia 27 de maio, através do preenchimento do formulário de inscrição.

+ info:
Tiago Caio
Técnico do Núcleo Distrital de Viseu
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F
3510-009 Viseu
Tel: 232 468 472

Comentários