“Rasgar Silêncios”, amanhã, no Teatro das Beiras, Covilhã



CONVITE

Vimos convidar V. Exa. a participar na sessão de apresentação do projecto “Rasgar Silêncios” no próximo dia 9 de maio, no café-concerto do Teatro das Beiras, Covilhã, às 14h30.

Trata-se de uma iniciativa da CooLabora, em parceria com a Quarta Parede, o Município da Covilhã,  e a Universidade da Beira Interior que teve início em Março passado e cujo objectivo central é intervir com mulheres que viveram situações de violência doméstica e de género.

O Rasgar Silêncios aposta na adaptação ao contexto nacional das metodologias de escrita autobiográfica desenvolvidas em Itália para superação de situações traumáticas que ficaram indelevelmente gravadas nas memórias das sobreviventes. Contará com oficinas de escrita autobiográfica para grupos de mulheres sobreviventes e irá resgatar do silêncio a voz das vítimas através da construção de um espectáculo de teatro-multimédia com base nos seus textos. O projecto irá ainda apostar na formação de profissionais (juristas, saúde, forças de segurança) cuja intervenção envolve as mulheres sobreviventes destes crimes e na criação de um kit de ferramentas para facilitar a aplicação da metodologia de escrita autobiográfica por técnicos/as de apoio a vítimas. O “Rasgar Silêncios” terá uma duração de 34 meses e é financiado pelo programa Cidadãos Ativ@s, dos EEAGrants, gerido pela Função Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Neste momento inaugural do Rasgar Silêncios, muito gostaríamos de contar com a sua presença.

A participação na sessão é livre, mas por motivos de organização logística agradecemos o favor de se inscrever através do formulário disponível neste link

Comentários