Assinala-se, hoje, o Dia Europeu da Solidariedade entre as Gerações




29 de Abril – Dia Europeu da Solidariedade entre as Gerações
Mensagem da EAPN Portugal

Em 2008, no decorrer da Presidência Eslovena da União Europeia foi sugerido o dia 29 de Abril para ser o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações. Neste seguimento, em 2009, foi celebrado pela primeira vez este dia e desde então, um pouco por toda a Europa, diferentes entidades e pessoas erguem as suas vozes pela construção de uma sociedade em que todas a idades vivam em harmonia e cooperem entre si. Em 2019 celebramos assim 10 anos deste Dia tão relevante.
A EAPN Portugal no âmbito da sua missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que todos sejam corresponsáveis na garantia do acesso dos cidadãos a uma vida digna, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício pleno de uma cidadania informada, participada e inclusiva tem vindo a celebrar este dia com algumas mensagens que visam alertar para a importância do combate à pobreza junto desta população e o combate aos estereótipos ainda existentes relativamente à idade e à importância dos mais velhos na nossa sociedade e economia.
Na mensagem deste ano a EAPN Portugal não pode deixar de lançar um alerta para as próximas Eleições Europeias para o Parlamento Europeu que em Portugal irão decorrer a 26 de Maio. Encontramo-nos num período particularmente difícil e preocupante no qual assistimos a um aumento de discursos populistas e discriminatórios que colocam em causa a Democracia e o futuro da Europa. Nas Eleições Europeias de 2014 o nível de abstenção em Portugal foi de 65.5%. O nível de desconhecimento que a maioria das pessoas têm sobre a Europa e a importância da mesma nas políticas nacionais e no nosso dia-a-dia poderá explicar este número e deixa-nos numa grande expectativa relativamente ao que poderá acontecer em Maio. Qual a importância da solidariedade entre gerações para estas questões? Toda. A solidariedade entre gerações exige um compromisso político que reconheça a importância das diferentes gerações para a sociedade. Não podemos esquecer que o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, assim como a Diretiva da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar dos progenitores e cuidadores são importantes marcos nos quais o Parlamento Europeu teve um papel relevante e que visam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas em diferentes fases da vida e que devem ser reforçados pela próxima Comissão que for constituída.
A solidariedade entre gerações exige também que as diferentes gerações tenham espaços de convívio, cooperação e diálogo que permitam desconstruir estereótipos que existem entre si, mas também que permitam formar consciências e desenvolver opiniões fundamentadas sobre a realidade envolvente. As próximas eleições são um importante mote de debate e reflexão uma vez que é importante perceber o que os diversos partidos políticos têm pensado não só para a área da longevidade e o desafio demográfico mas também para a população mais jovem e, sobretudo para o reforço da inclusão social. A própria EAPN Portugal, enquanto rede membro da EAPN Europa encontra-se a promover a Campanha dirigida aos diferentes partidos políticos candidatos ao próximo Parlamento Europeu que visa a defesa de uma Europa Livre de Pobreza (#EUPovertyFree) que reconhece os direitos dos cidadãos, garante o acesso a esses direitos e reflete a solidariedade dos europeus.
Deixamos assim, na mensagem deste Dia o desafio para que o dia 29 de Abril seja também um dia de reflexão sobre o que pretendemos para o Futuro da Europa e sobre a importância da Europa na vida de todos os cidadãos independentemente da sua idade.

Referências:
·         As Eleições Europeias 2019 – O Futuro da Europa, Em Análise nº 36, EAPN Portugal, Fevereiro 2019. Disponível em https://www.eapn.pt/documento/627/as-eleicoes-europeias-2019-o-futuro-da-europa
·         Campanha da EAPN para as Eleições Europeias:  https://www.eupovertyfree.eu/
·         Comissão Europeia, Pilar Europeu dos Direitos Sociais – Booklet. Disponível em português: https://ec.europa.eu/commission/publications/european-pillar-social-rights-booklet_en


Fotografia: Fabrice Demoulin

Comentários