Como tornar eficaz a Comunicação nas Organizações Sociais?
As organizações sociais representam um contributo importante para a efetivação de direitos, resposta a vulnerabilidades e desafios que implicam os cidadãos a viver em sociedade. São um alicerce importante na nossa sociedade, embora sejam bem patentes as dificuldades com que estas organizações se deparam na hora de dar resposta a todas as exigências ou necessidades. Há, sem dúvida, áreas prioritárias e, a maior parte das vezes, a comunicação passa a algo supérfluo, apesar de todas as consequências que daí advém. No que diz respeito, quer à comunicação interna, quer externa, há um conjunto de desafios e compromissos que têm que ser atendidos sob pena de não ser potenciado todo o envolvimento e compromisso, dentro e fora da organização. É necessário intervir ao nível do plano estratégico, funcional e relacional. Pelo seu cariz social, estas organizações visam uma relação próxima e efetiva com as comunidades externa e interna. Procuram dar resposta a uma responsabilidade social e civil, informar para consciencializar e envolver, conhecer e reconhecer.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Contextualização: Comunicação; Organizações Sociais
2. Objetivos da Comunicação
3. Comunicação Interpessoal
4. Comunicação Interna e Comunicação Externa (Características, Plataformas, Vantagens e Desvantagens; Cuidados; Riscos; Potencialidades e Limitações; Análise de Casos Práticos; …)
5. Plano de Comunicação
6. Estratégias de Comunicação
7. Plataformas e redes de comunicação
8. Meios e Técnicas para uma Comunicação eficaz
OBJETIVO GERAL
Dotar de conteúdos e ferramentas fomentadores de Comunicação Interna e Externa eficazes. Fomentar a implementação de um plano de comunicação como meio de apoio ao funcionamento da Organização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Melhorar capacidades de comunicação
- Potenciar recursos e canais de comunicação
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo. Momentos de partilha e trocas de experiências. Tarefas individuais e em grupo. Análise de casos práticos. Avaliação contínua dos formandos e realização de exercícios.
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DIAS 8 e 9 de maio de 2019
HORÁRIO 9h30 às13.00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO: 14 horas
LOCAL : Sala de formações da Santa Casa da Misericórdia de Santarém
INSCRIÇÃO: Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 55€
PÚBLICO-ALVO: Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO: 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO: Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO: Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA: Ana Rita Nogueira
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação
As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 30 de abril
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém
Rua Prior do Crato, nº2 | 2005-364 Santarém
Telefone: 00351 243306279 | santarem@eapn.pt
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