AÇÃO DE FORMAÇÃO, Faro


Intervenção com famílias muito vulneráveis: dilemas éticos e boas práticas
As famílias muito vulneráveis e com múltiplos problemas encontram-se entre os grupos populacionais com mais dificuldades, ao mesmo tempo que se incluem nos grupos mais difíceis de ajudar. Assegurar que as famílias muito vulneráveis acedem apropriadamente aos serviços que melhor respondem às suas necessidades e desejos, requer um trabalho permanente de articulação entre vários serviços/profissionais e uma boa capacidade de tomada de decisão ética assente em princípios de respeito pelos direitos humanos e justiça social.
Numa época fortemente sustentada em formas de comunicação digital, a prática diária do trabalho social assume também novos desafios, cuja gestão eficaz requer uma revisitação dos pilares éticos e deontológicos e uma permanente atualização e treino.





As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 25 de maio para: Tel: 289 802 660 | Telemóvel 914214522 | n.faro@eapn.pt
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.      Missão do profissional social: humana burocrática, digital?
2.      Competências gerais dos profissionais sociais
3.      Dilemas éticos comuns na intervenção social (e.g; associados à gestão da confidencialidade; trabalho com os parceiros; limites e competências de intervenção)
4.      Desafios associados às redes sociais e à divulgação de imagens em plataformas digitais na prática do trabalho social.
5.      O que fazer perante dilemas éticos? Prática profissional e tomada de decisão ética
6.      Análise dos casos práticos e boas práticas na intervenção com famílias muito vulneráveis
OBJETIVO GERAL
Apoiar os profissionais que trabalham diretamente com esta população a repensar as formas de intervir com as famílias vulneráveis e a abordar as estratégias com sucesso na resolução de dilemas éticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre os valores e ética na intervenção social
- Conhecer os códigos deontológicos da sua área profissional
- Identificar principais dilemas éticos na prática com famílias muito vulneráveis
- Identificar soluções para resolver os dilemas éticos mais comuns na prática profissional
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal; método interativo e expositivo. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre formador e formandos; realização de exercícios práticos durante a sessão e análise e discussão de casos práticos.
DIAS 27 e 28 de maio de 2019
HORÁRIO 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Gabinete de Bairro | Rua José Rosário Silva nº 56, 8000-536 Faro
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional em contexto de intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Prioridade às candidaturas do distrito // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues.
Sofia Rodrigues, Psicóloga e doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, com a qual tem vindo a colaborar em ações de formação. Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, NPISA, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza e exclusão social e cidadania.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Faro
Rua D. Jerónimo Osório, 5, 2º Dto 8000-307 Faro





















Comentários