9ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens

Cáritas Diocesana de Coimbra promove, uma vez mais, o Laço Azul – Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens durante o mês de abril.

Em Portugal são denunciados diariamente vários casos de maus tratos em crianças e jovens de diversas formas, como negligência, mau trato físico e psicológico/emocional ou abuso sexual. De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, em 2017 foram registadas 1286 situações, envolvendo 810 vítimas. Este número é elevado e, por isso, há que realizar iniciativas que procurem minimizar esta questão.
Com vista a dar resposta a este problema social, a Cáritas de Coimbra acolhe nos seus equipamentos Centro de Acolhimento Temporário N.ª Sr.ª dos Milagres, em Cernache, e no Lar de Jovens de St.ª Maria de Semide, em Semide, crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade que se encontrem em situação de perigo.
No âmbito da iniciativa do Laço Azul deste ano, realizou-se já uma Tertúlia no dia 21 de março, no Café Santa Cruz com o tema “O que eu digo, o que tu dizes, o que nós percebemos”.
No dia 12 de abril, decorrerá no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, o Seminário “Olhares com Sentido”, com início às 09h00, onde estão previstas várias conferências e debates promovidos por representantes de diversas entidades, que irão abordar temas sobre esta problemática. 

Ao longo do mês de abril, também os diferentes Centros de ATL irão realizar pequenas atividades para assinalar esta campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens.

Comentários