Projeto Escolas "Crescer na Cidadania VIII”




 Pelo oitavo ano consecutivo, O Nùcleo Distrital de Castelo Branco, esteve no  Agrupamento Escolas Afonso de Paiva, com o Projeto Escolas "Crescer na Cidadania VIII”, ano letivo 2018/2019, realizado em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. No passado mês de fevereiro reuniu um total de 734 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, envolvendo a Escola Básica do Castelo, a Escola Básica da Mina, a Escola Básica São Tiago, a Escola Básica do Salgueiro do Campo e a Escola Básica Afonso de Paiva, perfazendo um total de 39 turmas.
O que se pretende com as ações no 1º, 2º e 3º ciclo?
Tema geral: igualdade de género e saúde mental
1º Ciclo do Ensino Básico (1º, 2º, 3º e 4ºano)  
Atividade: “A árvore dos Direitos das meninas e dos meninos” (1º/2º ano)
Objetivos a alcançar: Promover a cultura da Igualdade, mas relações sociais na escola, família e sociedade, agindo para mudar mentalidades práticas sociais
Atividade: “A história de vida da Joana e do João” (3º/4º ano)
Objetivos a conseguir: Analisar o modo como, a partir das características biológicas se tendem a construir histórias de vida diferentes para rapazes e raparigas. Explorar a noção de papéis sociais de género.
2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6ºano)  
Atividade: “UM, DOIS, TRÊS”
Objetivos alcançados nesta ação: Promovemos a compreensão da influência dos estereótipos de género no processo de socialização.
3º Ciclo do Ensino Básico (7º e 8º ano)
Atividade: “DÊ UM PASSO À FRENTE – ATRÁS”
Finalidade da ação: Procurou-se promover a reflexão em torno da forma como os estereótipos de género tendem a acentuar a desigualdade entre rapazes e raparigas.
3º Ciclo do Ensino Básico (9ªano)
Atividade: “O QUE ESPERAR?”
Objetivos da ação: Incentivar a compreensão das expectativas diferenciadas da sociedade, em relação a jovens do sexo masculino e feminino. Tendo como temas a debater em grupo: Escola, Família, Amigos, Sociedade, Relações íntimas.
 + info:

Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril (Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9 - 1º andar, 6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

Comentários