Para onde vai a Europa?


CONFERÊNCIA - Para onde vai a Europa?
Dia 22 de março|Lisboa
09:30 – 9:45 – Sessão de abertura
Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
09:45 – 10:30 – A Europa na ordem global do século XXI
Mário Centeno, Ministro das Finanças do Governo português e Presidente do Eurogrupo (por confirmar)
10:30 – 11:00 – Coffee-Break
11:00 – 12:30 – Reforma do euro, perspetivas financeiras e orçamentais da União EuropeiaGiorgos Papakonstantinou, antigo Ministro das Finanças da Grécia e Professor da Escola de Governança Transnacional do Instituto Universitário Europeu de Florença.
Mesa-redonda
Elisa Ferreira, Vice-Governadora do Banco de Portugal; Klaus Regling, Economista e Administrador Executivo do Mecanismo de Estabilidade Europeu; Vitor Bento, Economista e Presidente do Conselho de Administração da SIBS; e Vitor Martins, Economista e antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus do Governo português (moderador).
12:30 – 14:00 – Pausa para almoço
14:00 – 15:30 – A União Europeia depois do Brexit: tensões centrífugas e integração diferenciadaFederico Fabbrini, Diretor do Brexit Institute na Escola de Direito e Governação da Universidade de Dublin
Mesa-redonda
Alex Ellis, antigo embaixador britânico e Diretor-Geral do Ministério para a saída da Grã Bretanha da União Europeia; António Cabral, Economista e antigo Diretor-Geral-Adjunto dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia; Paulo Portas, antigo Vice-Primeiro Ministro de Portugal e Luísa Meireles, diretora de Informação da LUSA – Agência de Notícias de Portugal (moderadora).
15:30 – 16:00 – Coffee-Break
16:00 – 17:30 – O populismo e as eleições para o Parlamento EuropeuCarlos Jalali, Professor de Ciência Política na Universidade de Aveiro.
Mesa-redonda
Madeleine de Cock Buning, professora e antiga Presidente do Grupo de Peritos de Alto Nível da Comissão Europeia sobre fake news e desinformação; Mark Leonard, Diretor do European Council on Foreign Relations; Marlene Wind, Diretora do Centro de Política Europeia da Universidade de Copenhaga; e Miguel Poiares Maduro, Diretor da Escola de Governança Transnacional do Instituto Universitário Europeu de Florença (moderador).
17:30 – 18:00 – Para Onde Vai a Europa?Joseph Weiler, Professor na Escola de Direito da Universidade de Nova Iorque e senior fellow no Centro de Estudos Europeus da Universidade de Harvard.

+ info: https://gulbenkian.pt

Comentários