Exposição de fotografias: 20 - profissões, pessoas, ciganos e ciganas + Workshop Formativo “Género e comunidades ciganas”



Singular do Plural – exposição de fotografias: 
20 -  profissões, pessoas, ciganos e ciganas

5 a 27 de abril 2019 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva


Workshop Formativo “Género e comunidades ciganas”: 
11 de abril, 9:30-12:30/14:00-17:00 | Inscrições abertas




A iniciativa “Singular do Plural” – exposição de fotografias: 20 -  profissões, pessoas, ciganos e ciganas, promovida pela EAPN Portugal, tem como objetivo influenciar, positivamente, a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foi criada para desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências. Neste sentido, esta iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista à mostrar, à sociedade em geral e às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.

A Exposição Fotográfica “Singular do Plural” tem decorrido em diversos locais do país e chega a Braga em abril, contando com a parceria do Município e Braga, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

Neste sentido, vimos por este meio convidá-los/as a estarem presentes na sessão de inauguração desta Exposição, no dia 9 de abril, às 15h00, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. (Solicita-se confirmação de presença).

A exposição estará patente ao público, na Sala de exposições da BLCS, de 5 a 27 de abril.

Paralelemente, será realizado o workshop formativo “Género e comunidades ciganas” no dia 11 de abril, no mesmo local, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, cujo programa e a ficha de inscrição se anexam. A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser efetuada até 5 de abril.

+ info:
Isabel Amorim
Técnica do Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários