AÇÃO DE FORMAÇÃO, Évora


Ética e Deontologia na Intervenção Social

A intervenção social e comunitária implica um trabalho colaborativo, centrado nos valores e na co construção de novas realidades sociais. A prática refletida é inerente ao quotidiano de quem está no terreno, sendo aí que emergem os maiores dilemas morais sobre a atuação dos técnicos e serviços. O que se pode partilhar com outras equipas ou serviços? E com as famílias? Serão exigências legítimas a fazer às famílias? Que valores sustentam a nossa ação no terreno? Quais os limites da nossa atuação? São algumas questões trazidas frequentemente por técnicos, e cuja reflexão conjunta será fundamental para o desenvolvimento ótimo. A presente formação visa um trabalho colaborativo de discussão de casos e situações, para a reflexão sobre a ética e deontologia na intervenção social.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.   Valores na Intervenção Social
2.   Teoria das Fundações Morais
3.   Ética e Moral na prática da intervenção social
4.   Códigos Deontológicos: o que nos dizem?
5.   Dilemas Éticos: Desafios e Possibilidades (estudo de casos)
6.   Trabalho de Equipa e Trabalho em Rede para o bem-estar coletivo (atividade de grupo)

OBJETIVO GERAL
Facilitar um contexto de reflexão e discussão sobre os dilemas éticos inerentes à intervenção social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre os valores e ética na intervenção social
- Conhecer os códigos deontológicos da sua área profissional
- Identificar principais dilemas éticos na prática com famílias e comunidades
- Identificar soluções para resolver os dilemas éticos mais comuns na prática profissional

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos expositivos e ativos. Recurso a metodologias de trabalho em grupo. Avaliação contínua por observação e resolução de exercícios práticos.
Nota ImportanteSerá necessário que cada equipa envie um caso (sem identificação), até uma semana antes da ação, a fim de ser discutido em contexto de formação.

DIAS 4 e 12 de abril de 2019
HORÁRIO 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Associação Chão dos Meninos
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional em contexto de intervenção social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Prioridade às candidaturas do distrito // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Catarina Rivero.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. É Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa (ISCSP). Tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), onde estudou o impacto de fatores da sociedade no bem-estar e na depressão dos cidadãos europeus. É co-autora do livro Positiva-Mente (Esfera dos Livros) e do Manual de Práticas Positivas e Colaborativas em Intervenção Social (EAPN Portugal). É presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Atualmente exerce Psicoterapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, e colabora com diversas entidades enquanto docente e formadora. Mais informações em www.catarinarivero.com.


I
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 28 de março para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Évora 
Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei José Maria Évora, n.º 25 | 7000- 242 Évora
Tel: 266 731 141 | E-mail: evora@eapn.pt        

Comentários