AÇÃO DE FORMAÇÃO, Vila Real




 Coaching Parental: Uma Nova Abordagem no Trabalho com Pais (da Teoria à Prática)


A ação destina-se a profissionais de várias áreas (professores, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores de infância, mediadores, enfermeiros, médicos...), que intervêm com famílias em diferentes contextos. Os conteúdos programáticos permitirão àqueles que já detêm conhecimentos e prática na área refletir sobre a forma como tem decorrido a implementação das estratégias apreendidas. Para todos os que desejem estabelecer um primeiro contacto com o coaching parental, esta será uma excelente oportunidade, pois durante as primeiras horas formativas serão abordados os temas centrais desta metodologia. “Realizar a formação em Family Coaching me trouxe uma nova visão de como trabalhar com pais, o curso oferece ferramentas que auxiliam os pais de forma prática e objetiva. Esta formação permite que o profissional trabalhe em favor de um maior protagonismo dos pais nas relações com seus filhos, com intervenções sempre alinhadas com os valores e limites de cada um. Os exercícios aplicados durante o curso e o acompanhamento da instrutora, nos ajudam a ter uma vivência maior da metodologia utilizada.” (Marina)



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


1.     Princípios e características do Coaching Parental: um novo olhar sobre a intervenção com pais;
2.     Autoconfiança: o olhar positivo sobre nós mesmos, a autoconfiança como conceito central no trabalho com pais, alimentar e aumentar autoconfiança;
3.     Os limites: reconhecê-los, comunica-los e respeitá-los. O papel dos limites na tomada de decisão;
4.     Que valor têm os meus valores: crise de valores ou valor da crise? Valores valiosos vêem-se todos os dias! Pais valiosos – como encontrá-los?
5.     Comunicação positiva. Competências da comunicação para uma relação mais harmoniosa;
6.     O Coaching parental no dia-a-dia dos profissionais








OBJETIVO GERAL
Aumentar os conhecimentos e as competências para a intervenção com famílias em diferentes contextos, especificamente, com os responsáveis parentais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o papel da autoconfiança numa abordagem de coaching junto das famílias | Promover a autoconfiança nos pais e nas mães nos diferentes contextos de interação | Apoiar os pais e as mães a identificarem e respeitarem os seus limites | Apoiar os pais e as mães a identificarem os seus valores | Apoiar os pais e as mães a identificarem formas de viver mais harmoniosas e satisfatórias tendo em consideração os seus valores | Utilizar o coaching parental para estabelecer uma comunicação positiva com as famílias | Aplicar os conhecimentos adquiridos ao seu trabalho com famílias.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias expositivas e teórico-práticas para uma aprendizagem entre a exposição das formadoras e a experiência dos exercícios propostos. A avaliação será contínua e oral. 



DIAS 23 e 24 de maio de 2019
HORÁRIO 9:30h – 13:00h | 14:0h – 17:30h
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Sala do Auditório Municipal de Boticas | Rua 5 de outubro | 5460-304 Boticas
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem intervenção social com famílias
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORA Sandra Belo.
Parent Coach. Life Coach. Mestre em Psicologia Escolar, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Grande parte da sua atividade profissional centrou-se na gestão de equipas pedagógicas e na formação comportamental de grupos. Foi docente do ensino superior nos cursos de psicologia e educadores de infância. Fez acompanhamento individual de crianças.
É mãe de 3 filhos adolescentes (18, 16 e 14 anos). Viveu um ano no Reino Unido onde experimentou intensamente os desafios de ser mãe e de onde trouxe uma nova abordagem ao nível da vida familiar e da educação.



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser reproduzida

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo) ou numerário.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 16 maio (comunicação de lista de formandos a 17/05/2019) para:


EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 r/c esq., 5000-260 Vila Real
Tel.: 259 322 579 | Fax: 259 322 001 | vilareal@eapn.pt

Comentários