Comunicação
e Comportamento Organizacional
As organizações são
sistemas complexos onde é vital reconhecer a importância da comunicação e
desenvolver estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação eficaz.
Os conflitos são uma realidade inevitável nos relacionamentos interpessoais,
sendo comuns no quotidiano de qualquer organização. Dispor das melhores
estratégias para obter os melhores resultados, revela-se por isso uma exigência
para todos/as os/as profissionais que trabalham na área social.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
Comunicação:
- Autodiagnóstico das
atitudes comunicacionais e os seus efeitos no comportamento do outro;
- A assertividade na
comunicação eficaz;
- A importância do feedback
na comunicação e na motivação;
- Desenvolver as
competências sociais e pessoais através da inteligência emocional;
2.
Motivação:
- Conhecimento dos
objetivos e dos resultados;
- Reforço e desafio;
- Principais teorias sobre
a motivação;
3.
Gestão de conflitos:
- Os conflitos nas
organizações: causas, manifestações e contextos;
- Os processos de
negociação.
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OBJETIVO GERAL
Desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Identificar a importância da motivação no desempenho profissional.
- Aplicar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e
resolução de conflitos interpessoais.
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METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Espaço de aprendizagem, reflexão e discussão sobre comunicação e
comportamento organizacional/equipas. Espaço interativo, fomentando a
partilha de experiências, de conhecimentos e de estratégias de forma a
permitir dotar os formandos de competências e instrumentos úteis. Metodologias
participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento
pessoal - método expositivo e participativo.
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DIAS 10 e 11 abril de 2019
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Núcleo
Distrital de Lisboa da EAPN Portugal | Av. de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€
// Não associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais da área social
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de
receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da
duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Susana Maria
Psicóloga
Clínica com especialização em Dinâmicas de Grupos e Doutoramento em Psicologia Comunitária
pelo ISPA (2012). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Certificação em Resolução de Conflitos pelo Teachers College da Universidade
Columbia em Nova Iorque (2000, EUA). Mestre em Estudos sobre as Mulheres pela
Universidade Aberta de Lisboa (2003, Portugal). Experiência como docente
Universitária desde 1998 no ISPA e no Instituto Politécnico de Santarém.
Consultora e formadora de diversos projetos de formação e mudança
organizacional. Presidente e fundadora da APPEPASC – Associação Portuguesa para
o Estudo e Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças (2006). Consultora
Organizacional do Family Training Center.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A
Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá
ser efetuado por transferência bancária ou numerário.
As inscrições são limitadas a 20
participantes e devem ser realizadas até ao próximo
dia 4 de abril para:
EAPN Portugal/Núcleo
Distrital de Lisboa
Av. de
Berna, 11, 2º andar -
1050-036
Lisboa
Telefone: 217986448|
e-mail: lisboa@eapn.pt
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