Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Artístico, Leiria



OFICINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ARTÍSTICO
CLOWN PARA INICIANTES

Antes de tudo, esta oficina é uma experiência para vivenciar  o "palhaço de si mesmo" e da própria vida, é uma consciência de alegria interior e boa auto-estima. O trabalho desenvolve técnicas voltadas para a alegria e a leveza, e consequentemente leva-nos a um "estado" disponível para si e para o mundo. O objetivo não é formar palhaços, mas colocar os participantes em contato com esta linguagem e trabalhar o jogo, que tem como princípio a verdade de cada um e a sua essência, o despertar para uma melhor qualidade em suas relações em qualquer esfera profissional. Jogos que trabalham sobretudo o olhar e a escuta, além de ferramentas básicas no trabalho do palhaço (foco, triangulação, autenticidade, status) a partir da improvisação. Um espaço para divertir-se e animar-se, pois o riso autêntico é de fato, o mais interessante. Para aqueles que trabalham na área das artes e animação, o palhaço sem dúvida, oferece um outro olhar e uma nova forma no agir, tudo a partir da de si mesmo e da troca com o outro.
Objetivos__________________________________________________________________
Esta oficina aborda  a linguagem do palhaço por uma perspectiva de autenticidade, ou seja, "de dentro pra fora".  A partir das improvisações, trabalho em grupo, em duplas e individuais, percebemos o que é verdadeiramente nosso e o que podemos tirar daí para a construção do palhaço. O principal objetivo é perceber que todos temos potencial para esta linguagem, que trabalha antes de tudo a alegria e a disponibilidade diante da vida.
Programa__________________________________________________________________
                    Jogos e brincadeiras com foco no olhar, na escuta e na percepção;
                    Centralização,  Movimento autêntico, entrar em contato consigo mesmo;
                    Improvisação em dupla;
                    Despojamento, pontuações do ridículo;
                    Imaginação livre, criatividade.
Metodologias______________________________________________________________
Metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a improvisação e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivas.

Destinatários_______________________________________________________________
Assistentes sociais, Educadores sociais e Animadores Sociais

Dinamizadora______________________________________________________________
Enne Marx| ennemarx@gmail.com

Atriz, iniciou a carreira de palhaça em 2002 com a entrada no grupo Doutores da Alegria, no Recife/PE/Brasil. Co-fundadora da Companhia Animée /As Levianas-Banda de Palhaças (primeira banda de palhaças mulheres do Brasil), onde trabalha desde 2010 como palhaça, musicista, formadora, diretora artística, produtora, assessora de criação, coordenadora de projetos e realizadora do Festival PalhaçAria - Festival Internacional de palhaças do Recife. Palhaça em hospitais com os Doutores da Alegria (2002-2016), onde, além de palhaça em hospitais e espetáculos, também trabalhou como coordenadora artística (2006-2014), assistente em criações artísticas e formação de palhaços. Licenciada em arte-educação com especialização em História da Arte,  atualmente vive em Portugal, onde estuda Mestrado em Intervenção e Animação artísticas com ênfase no palhaço que trabalha em realidades de risco, tais como hospitais . Ministra várias oficinas de palhaços para diferentes públicos tanto no Brasil quanto em Portugal e Itália. Em sua pesquisa continuada, foi aluna em workshops com mestres como Sue Morrison (Canadá), Hilary Chaplain (EUA), Leris Colombaioni (Itália), Michael Christensen (NY), Jeannick Dupont (FRA), Helane Gustin (FRA), Lory Leshin (FRA) , Albin Warette (FRA), Soraya Saíde, Fernando Escrich e Bete Dorgan (Brasil) entre outros outros.

Data
16 de março de 2019, sábado

Duração
4h

Horário
9h às 13h

Local
Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal

Condições de Participação
Preço: 7,5€ associados da EAPN Portugal | 10€ Não associados

Limite Participantes: 15
Data limite de inscrição11 de março de 2019

Entidade promotora:
Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal

Comentários