Fórum Urbano



É já na próxima semana que acontece o Fórum Urbano no Palácio Baldaya em Benfica. Este é o culminar da 1ª fase do projeto Bip/Zip homónimo que, a propósito do lançamento das ferramentas desenvolvidas, promoverá uma reflexão coletiva mais alargada sobre os processos de transformação do espaço PARA e COM as pessoas.

O projeto Bip/Zip Fórum Urbano consistiu na criação de uma Plataforma de partilha focada no ‘universo Bip/Zip’, articulada à escala da cidade. Para além da existência digital (plataforma online), a existência física materializou-se através de uma exposição, acompanhada por momentos de discussão conjunta, workshops de capacitação e dois ‘fóruns’. Estas experiências foram condensadas num Manual de ferramentas de co-criação de projetos de desenvolvimento local de base comunitária, que tomou a forma de um jogo de ideias.

É neste âmbito que serão divulgadas no dia 28 de Fevereiro a Plataforma online sobre o universo Bip/Zip e o Manual/jogo de desenvolvimento local, num evento com 2 partes:
- Manhã (apresentação da plaforma online, mesa redonda e debates)
- Tarde (workshop com apresentação e utilização do manual de desenvolvimento local).
 
O projecto Fórum Urbano promovido pela Associação Locals Approach, em parceria com a Faculdade de Arquitectura e a Universidade Autónoma de Lisboa, surge no âmbito do programa BIP/ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária/ Zonas de Intervenção Prioritária) promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pretende mapear, organizar e categorizar experiências de desenvolvimento comunitário, realizadas nestes territórios entre 2011 e 2016.

+ info:

Comentários