Círculo de Silêncio, Beja







O Círculo de Silêncio é uma actividade mensal através da qual a Caritas Diocesana de Beja, juntamente com outros parceiros e comunidade, está presente na rua, para tornar público o posicionamento a favor dos direitos de todas as pessoas. É uma ação que não procura apontar culpados, que tem consciência de que os problemas são globais e complexos, que não alega ter a solução, mas que apela à consciência de todos os que procuram efetivar os direitos de todas as pessoas em áreas tão diversas como: a saúde, habitação, educação, paz, migrar com direitos garantidos, participação, etc.

O circulo de silêncio de dia 28 de fevereiro, pelas 17:30 nas Portas de Mértola em Beja, será pelos Direitos das Mulheres e contra a discriminação, que pelo simples facto de serem mulher, requer o compromisso de todos para reconhecer a dignidade que merecem. Dignidade que é atacada pelo grande número de situações de violência e abuso em relação às mulheres, contra a discriminação social e de acesso ao emprego, bem como às diferenças salariais, entre outros aspectos e que existem e persistem, em países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento.
Juntos pedimos o compromisso de todos de forma a cumprir os objectivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na defesa da dignidade das mulheres e promoção dos seus direitos:
O aumento do investimento em recursos sociais e respostas diretas na comunidade, a prevenção da violência de género, a construção de políticas públicas destinadas a prevenir e combater o assédio sexual no trabalho e igualdade no tratamento, o fim da discriminação social e institucional contra as trabalhadoras domésticas, o fim da diferença salarial entre homens e mulheres, a igualdade de acesso ao emprego de acordo com a legislação, entre outros.
A partir deste Circulo de Silêncio, que tem lugar em Beja, cidades de Espanha e França, saudamos e estamos comprometidos com todas as mulheres que a cada dia procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora.

+ info:

Anselmo Prudêncio - 917175013
Técnico do Núcleo Distrital de Beja
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua do Jornal Ala Esquerda 20
7800-301 Beja
Tel. 965920741 + 00351 284 325 744 Fax: + 00351 284 325 745

Comentários