Práticas
colaborativas na intervenção social junto de pessoas e famílias que enfrentam doença
mental (para profissionais sociais)
Na
intervenção social e comunitária, os profissionais deparam-se frequentemente
com pessoas e famílias que enfrentam dificuldades ao nível da saúde mental
que afetam a sua capacidade de viver de forma plena e autónoma. A
identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações
continuadas de vulnerabilidade económica, social e de saúde, constitui um
desafio que requer permanente atualização e treino de competências/técnicas.
Esta formação prepara os/as profissionais sociais para: i) conhecer os sintomas
de quadros sintomatológicos de doença mental – quais as manifestações e como
responder adequadamente; ii) reconhecer e descrever comportamentos que causam
preocupação (e não a realizar um diagnóstico clínico) e iii) identificar
estratégias para facilitar a prestação de apoio psicossocial a pessoas e
famílias que experienciam doença mental.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
As abordagens colaborativas
(centradas nas soluções): componentes centrais
2.
A intervenção familiar
em contextos não clínicos: orientações e limites
3.
Papel do Profissional
Social na intervenção junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental
4.
Competências para lidar
com pessoas/famílias que enfrentam doença mental
5.
Intervenção social e
familiar em situações específicas: estratégias e limitações (perturbações do
humor; psicoses; perturbação de acumulação)
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OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os
princípios das abordagens centradas nas soluções junto de pessoas e famílias com
doença mental
- Reconhecer o
papel, competências e limitações do/a profissional social no trabalho não-clínico
- Desenvolver
competências de planeamento e entrevista familiar
- Compreender a
complexidade e desafios da intervenção familiar junto de públicos vulneráveis
e resilientes específicos.
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
E AVALIAÇÃO
A
metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada,
com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui análise e
discussão de casos e treino específico de competências aplicadas ao atual
contexto da intervenção social.
DIAS
19, 20 e 27 de março de 2019
HORÁRIO
10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO
18 horas
LOCAL: Auditório da Biblioteca José Saramago - Rua da
Alembrança – Feijó, 2800-648 Almada
INSCRIÇÃO Associados/as
da EAPN Portugal: 45€ // Não Associados/as:
75€
DESTINATÁRIOS/AS: Dirigentes e Profissionais de organizações de intervenção social, Profissionais
de Apoio
Social de organismo públicos, Estudantes.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e
Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
presencial
CRITÉRIOS
DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número
de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO
DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo
menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues
Psicóloga, Terapeuta Familiar e
Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia,
ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e
Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres:
desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de
consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional
nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso,
abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A
Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária,
numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal,
Associação).
As
inscrições são limitadas a 25 participantes e devem
ser realizadas até ao próximo dia 14 de março para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
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