AÇÃO DE FORMAÇÃO, Aveiro



Liderança e Motivação nas Organizações Sociais
As organizações sociais são hoje um dos principais empregadores do país, são parte de um importante setor económico e fundamentais no apoio à construção da sociedade. As modificações nas caraterísticas dos beneficiários das respostas, a evolução societária e os baixos recursos económicos das organizações, são hoje motivo de elevada preocupação. É necessário rentabilizar os recursos humanos, através de técnicas de motivação e de diferenciados estilos de liderança, com o objetivo de termos menos absentismo ao trabalho, mais qualidade na prestação de serviços e organizações mais felizes.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.     Organização e dinâmica das equipas
2.     Liderança
3.     Stress nas pessoas e nas equipas e a sua gestão
4.     Gestão de conflitos
5.     Motivação
6.     Relacionamento interpessoal
7.     Estratégias e técnicas de assertividade
8.     Comunicação eficaz
9.     Opiniões positivas: o feedback
10.  Saber lidar com comportamentos e situações difíceis

OBJETIVO GERAL
Dotar de competências para a definição e utilização de ferramentas que conduzam a uma gestão eficaz e eficiente dos diferentes serviços, com vista à sustentabilidade da Organização Social

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Melhorar capacidades na gestão de equipas
- Motivar pessoas e equipas
- Liderar e resolver situações adversas

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos e de descoberta por forma a promover a participação e o envolvimento dos formandos em casos práticos. Avaliação contínua dos formandos e realização de exercícios.



DIAS 28 de março e 4 abril de 2019
HORÁRIO 9h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas  
LOCAL Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal | Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto. | 3800-236 Aveiro
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não associados/as: 55€
PÚBLICO-ALVO Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO 345 – Gestão e Administração
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR Ricardo Pocinho: nasceu em Soure em 1974, é casado e pai de dois filhos, Licenciado em Direito, Doutorado em Processos de Formação pela Universidade de Salamanca, 2009, e em Psicogerontologia pela Universidade de Valencia, 2014, nesse mesmo ano concluiu um Pós – Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona e do INTERTECH – Interdisciplinary Modelling Group, Universidade Politécnica de Valência. Colabora com o LIPIS – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Presidente e Coordenador Científico da Associação Nacional de Gerontologia Social. Professor colaborador do programa de doutoramento Formação na Sociedade do Conhecimento, na Universidade de Salamanca. Entre 2009 e 2014 esteve nomeado e eleito na União Geral de Trabalhadores, Secretário-Executivo e Presidente. Foi entre 2014 e 2016 Secretário do Conselho Administrativo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Atualmente exerce funções na Assessoria ao Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, onde é funcionário desde outubro de 1997, foi fundador e Reitor da Universidade Sénior do Mondego da Fundação ADFP. Coordena e leciona várias Pós-graduações ligadas ao envelhecimento e ao terceiro setor, de onde se destaca o MBA em Direção Técnica e de Serviços nas Organizações Sociais. Escreveu mais de 200 textos originais, entre livros, capítulos de livros, artigos científicos e de opinião. Investiga e coordena projetos sobre educação, sociedade e envelhecimento, que promoveu na última década em mais de 500 conferências e milhares de horas de formação. Em 2018 recebeu a medalha de ouro por mérito profissional na área dos RH em Organizações Sociais, atribuída pela Agencia Europeia para a Competitividade e Economia.

I
Após confirmação da sua inscrição, findo o prazo para receção das inscrições, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário até ao dia 27 de março.

As inscrições são limitadas a 15 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 20 de março para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto. | 3800-236 Aveiro
Telefone: +351 234 426 702 | aveiro@eapn.pt


Comentários