“Uma Vida, uma história”, publicação já está disponível



A EAPN Portugal promove, desde 2009, a participação social e cívica das pessoas que vivem ou já viveram em situação de pobreza e exclusão através da dinamização de Conselhos Locais de Cidadãos (CLC) a funcionar em todos os distritos do país, através da intervenção dos seus Núcleos Distritais, e de um Conselho Nacional de Cidadãos (CNC) que reúne um representante de cada CLC.

Estes Conselhos Locais são espaços de participação que envolvem os cidadãos na intervenção realizada pela Organização, com vista à obtenção de contributos para a eficácia das ações no combate à pobreza e exclusão social. Neste sentido, pressupõem a capacitação das pessoas para o exercício de uma cidadania mais ativa.

A publicação “Uma Vida, uma história” surge no domínio da capacitação pessoal, mais precisamente da (auto)confiança, (auto)motivação e (auto)valorização dos elementos do CLC de Braga e de outras pessoas e famílias que também experienciaram situações de pobreza e exclusão.

Com efeito, este trabalho, realizado pelo CLC de Braga, pretende contribuir para um melhor conhecimento dos percursos de vida e competências destas pessoas, fomentando a desconstrução de estereótipos e uma imagem social positiva das mesmas e a partilha de aprendizagens, nomeadamente junto das gerações mais novas, contribuindo, deste modo, para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Esta publicação consiste, assim, no levantamento e transcrição de episódios de vida centrados na superação de múltiplas dificuldades e problemas vividos ao nível pessoal, profissional, familiar e/ou social, quer por parte de elementos do CLC, quer por parte de outras pessoas, com recurso a entrevistas.

Permite também percecionar mudanças ocorridas na sociedade, nas últimas décadas, em termos de estilos de vida, dinâmicas familiares, condições laborais e proteção social.

As histórias relacionam-se com a emigração, o divórcio, a doença, a prisão, o desemprego e o envelhecimento.

 Isabel Amorim


+ info:
 Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários