Escola Básica de Custoias recebe conversas para a inclusão social inspiradas em campanha da EAPN Portugal




No âmbito da disciplina de Desenvolvimento e Cidadania e integrada no projeto "Irmãos Passos Mais Igual", o Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal, através da campanha "DESPIR OS PRECONCEITOS, VESTIR A INCLUSÃO" está a realizar um trabalho de sensibilização com sessões mensais dedicadas a diversos temas, junto das turmas do 9º ano de escolaridade da Escola Básica de Custoias.


 No passado  dia 3 de Janeiro teve lugar a terceira de sete sessões,  incidindo a discussão no tema “As pessoas em situação de sem abrigo” que contou com a  colaboração da Associação Saber Compreender que partilhou o seu trabalho com os jovens através de uma sessão de apresentação da sua exposição fotográfica " Ver e Sentir".


Em Fevereiro, volta-se a conversar e sensibilizar para a inclusão social, levando até aquela escola o tema das pessoas em situação de desemprego.

De referir que a campanha "Despir os preconceitos, vestir a inclusão", foi lançada em Junho de 2016,  no seguimento do trabalho desenvolvido pelos Núcleos Distritais da Região Centro (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu), juntamente com os Conselhos Locais de Cidadãos desses mesmos distritos, constituídos por pessoas que experienciam ou experienciaram situações de pobreza e/ou exclusão social.

 Surgiu da necessidade de sensibilizar para a desconstrução de preconceitos e estereótipos. Assim, pessoas com deficiência e incapacidades, idosos, desempregados, minorias étnicas e migrantes, famílias em situação de pobreza, pessoas sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos são alguns dos grupos socialmente vulneráveis ainda sujeitos a preconceitos e estereótipos pela sociedade, impedindo a sua plena inclusão.


+info
Liliana Pinto
Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal
Rua das Taipas, 83, R/C
4050 600 Porto
Tel. + 00351 222 086 061   Fax: + 00351 222 089 106

Comentários