Vivemos grandes desafios pessoais, profissionais e sociais.
O ritmo de vida acelerado e pouco tempo para investir em relacionamentos de
qualidade, geram mal-entendidos, conflitos, frustrações, desconforto entre as
pessoas. Tendencialmente presta-se mais atenção ao que nos separa do que ao que
nos une. Quer crianças quer adultos estão em overload de tarefas, obrigações e exigências e é dada pouca
disponibilidade ao que dizemos estar no topo das prioridades. Pede-se e
aceita-se mais tarefas e responsabilidades sem pensar se faz sentido ou não,
se somos capazes de assumi-las ou nas possíveis consequências. Sentimos e
pensamos: “sou sempre eu a fazer tudo”, “eles não levam nada a sério”, “não
percebem que é importante”... Desrespeitamos os nossos limites e os dos
outros, por desconhecimento ou porque não sabemos transmiti-los assertivamente
para que sejam respeitados, sem desrespeitar os outros. É o propósito desta formação
dirigida a técnicos sociais, pais, professores que trabalhem com crianças e
adolescentes: definir limites pessoais e gerais e expressá-los de modo
consciente e assertivo, de maneira a ser ouvido(a) e criar um ambiente
educativo harmonioso, respeitador e responsável.
|
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
2. Definição e tipos de consequências
3. Empatia e escuta
4. Formas de expressão e comunicação assertiva
OBJETIVO GERAL
Adquirir um maior conhecimento
sobre os limites pessoais e uma maior assertividade na comunicação dos
mesmos. Identificar os limites dos outros para criar uma comunicação
construtiva em lugar de destrutiva.
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-
Promover
o autoconhecimento e o respeito pelo outro
- Identificar
limites pessoais e gerais
- Comunicar
de maneira clara e assertiva
-
Conhecer a diferença entre consequências e castigos
-
Diferenciar tipos de consequências
|
METODOLOGIAS DE
FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologia
de ensino não-formal, com momentos expositivos, mas principalmente vivencial. Reflexões
guiadas, atividades lúdico-didáticas e exercícios de autodescoberta e
expressão, que permitam a cada participante tirar as suas próprias conclusões e
aprendizagens.
DIA 24 de janeiro de
2019
HORÁRIO 09h30 às13h00
e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 7 horas
LOCAL Auditório da Sede
da EAPN Portugal | Rua Costa Cabral, 2368,
4200-218 Porto
INSCRIÇÃO Associados
da EAPN Portugal: 20€ // Não
associados: 30€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
ÁREA DE FORMAÇÃO
090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE
FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação.
FORMADORA Vanessa Agra.
Coach Educativo e de Liderança, e
doutorada em Astrofísica. Apaixonada pelo desenvolvimento e potencial humano,
desde 2014 dinamiza ações de desenvolvimento pessoal e organizacional, sessões
de acompanhamento individual e de formação com público-alvo diverso. É
co-fundadora do projeto educativo e de parentalidade "Asas de Arco-Íris". Este projeto
pretende dotar professores, pais e técnicos educativos com as ferramentas
pessoais de auto-conhecimento e de liderança pessoal e educativa que lhes
permitam encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada realidade e a
cada momento.
INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES
Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado
por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As
inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até
ao próximo dia 21 de janeiro de 2019 para:
Rua das Taipas, 83, R/C Porto
Comentários
Enviar um comentário