As
abordagens colaborativas na intervenção social com famílias muito vulneráveis
As famílias muito
vulneráveis que vivem em contextos de pobreza/exclusão social, encontram-se
entre os grupos populacionais que enfrentam mais dificuldades, e ao mesmo tempo
são os mais difíceis de ajudar. Não raras vezes, estas famílias são apontadas
como sinónimo de “fracasso” na intervenção social, pois o envolvimento com os
sistemas sociais tende a prolongar-se no tempo sem que ocorra uma significativa
melhoria na sua qualidade de vida. Profissionais e famílias entram assim, num
“ciclo de desespero”, gerador de sentimentos de ineficácia e impotência em
todos os envolvidos (famílias, profissionais, instituições) que tornam as
expetativas de sucesso diminutas ou inexistentes. Aplicadas à intervenção
social, as abordagens colaborativas (centradas nas soluções e nas competências)
oferecem princípios filosóficos e práticas que ajudam os profissionais a ativar
e captar as forças dos indivíduos e/ou famílias em situação de pobreza.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
Os clientes/famílias vulneráveis e com múltiplos problemas:
caraterização
2.
O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das
abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas (centradas nas
soluções e nas forças)
3.
As abordagens colaborativas: princípios e atuação junto de
clientes vulneráveis
4.
Estratégias com sucesso na intervenção social: relação de
confiança, flexibilidade, tempo, informalidade, ajudas práticas e materiais
5.
A gestão de caso como estratégia colaborativa
6.
A figura do gestor de caso: competências e ações para fortalecer
uma prática colaborativa
7.
A centralidade da relação: estratégias para envolver clientes
“difíceis” na intervenção
8.
Abordagem
colaborativa nas visitas domiciliárias: princípios e boas práticas
9.
Desafios
que se colocam ao interventor no atual contexto de intervenção
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OBJETIVO
GERAL
Abordar
o papel do interventor/gestor de caso na intervenção com públicos muito
vulneráveis, com enfoque na compreensão e desenvolvimento das abordagens
colaborativas (centradas nas soluções e competências) e na relação
profissional-cliente.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Compreender a relevância de
implementar abordagens colaborativas no contexto da intervenção com famílias
muito vulneráveis
- Identificar os princípios e boas
práticas subjacentes às abordagens colaborativas
- Identificar estratégias, técnicas,
atitude para desenvolver uma abordagem colaborativa junto de famílias
vulneráveis
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias participativas
e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e desenvolvimento pessoal: método
interativo e expositivo. Avaliação contínua pergunta-resposta entre formador e
formandos; exercícios práticos, análise, discussão casos.
DIAS 20, 21 e 27 de
fevereiro de 2019
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 18 horas
LOCAL Associação Chão dos Meninos
(Évora)
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 45€
// Não associados/as: 75€
PÚBLICO-ALVO Profissionais da área social
ÁREA DE FORMAÇÃO
762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÂO Formação
presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados
da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação
FORMADORA Sofia
Rodrigues
Doutoranda
em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção
Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade
Portuguesa de Terapia Familiar; Desenvolve diversas atividades de consultoria,
supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de
intervenção social com famílias muito vulneráveis e metodologia PhotoVoice. Tem
participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social.
Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em
Portugal e no estrangeiro. É coautora de diversos artigos científicos,
capítulos de livros nacionais e internacionais e revistas internacionais na
área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e
cidadania.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES Ficha
de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o
pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.
As
inscrições são limitadas a 20 participantes e
devem ser realizadas até ao próximo dia 13 de fevereiro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Évora
Tel: 266 731
141 | E-mail: evora@eapn.pt
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