“Idosos SÓS ou SOS” iniciativa muito participada



No passado dia 6 de dezembro a EAPN Portugal, esteve presente como entidade convidada a interpelar os oradores na Conferência “Idosos SÓS ou SOS” promovida pela Comissão Diocesana Justiça e Paz recentemente formada pela Diocese de Vila Real.
Esta Conferência contou com as intervenções da Professora Doutora Lia Fernandes (Universidade do Porto) e do Dr. Manuel de Lemos (Presidente da União das Misericórdias) e teve a moderação do Dr. Caseiro Marques. Após a exposição do tema, coube à EAPN Portugal, a APAV de Vila Real, o ACES Douro e a Cáritas Diocesana de Vila Real interpelar os oradores com algumas questões no sentido de promover um debate rico e encorajador de ações futuras.
Vistos, muitas vezes, como fonte de esforço adicional para as famílias e para o Estado, os Idosos são – como recordado pelo Pensamento de homens como o Papa São João Paulo II – uma Riqueza para todos. Esta Conferência pretendeu debater esta realidade que assume contornos especiais nas regiões do Interior, dadas as dificuldades acrescidas que muitos cidadãos sentem, quer como Idosos quer como próximos dos mais velhos.
No entanto, é também nas Dioceses do interior que se reconhece a presença dos idosos em papéis económica e socialmente de grande atividade – desde o apoio na educação dos filhos e netos até à colaboração na agricultura, no associativismo e nas atividades das várias pastorais.
Um agradecimento especial à Comissão Diocesana Justiça e Paz de Vila Real pelo voto de confiança na EAPN Portugal e pela oportunidade em podermos participar num debate tão enriquecedor. Agradecemos ainda a participação de todas as entidades parcerias e associadas da EAPN Portugal que marcaram presença neste evento.

Catarina Oliveira
Socióloga do Nucleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal


Comentários