ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE SANTARÉM



" A Rota de Natal 
- Neste Natal dispa os preconceitos, vista a inclusão"

Foi oferecido à população em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social, um momento inclusivo de confraternização e alegria no passado dia 17 de outubro. A Equipa RLIS de Santarém, em parceria com o Núcleo Distrital de Santarém da EAPN PT e com a Deco de Santarém, realizou a “Rota de Natal – Neste Natal dispa os preconceitos, vista a inclusão”. No evento estiveram presentes cerca de 82 Agregados Familiares e 63 crianças dos 0 aos 13 anos em acompanhamento social pelo SAAS de Santarém.

Ao som de DJ, as famílias passaram por várias estações repletas de desafios, de modo a chegarem aos seus presentes e a um lanche-convívio no final. Uma árvore solidária e um grande presente com amor no coração fizeram parte das estações organizadas pelo Núcleo Distrital de Santarém da EAPN PT.
Contribuímos ainda para a recolha de livros para a  realização de uma “Livraria Comunitária” que contou com a adesão de vários leitores que levaram livros para casa.

A Estação dos Afetos derreteu o coração de jovens e graúdos, os quais deixaram escrito e colado na prenda o que gostariam de dar e receber no Natal que não se compra. Todos responderam prontamente e o resultado foi magnífico, pois todos chegaram à conclusão que têm algo muito especial para dar e nem sempre têm essa consciência. Também a Estação da Solidariedade transformou esta última palavra em algo mais concreto para a maioria das crianças, jovens e adultos presentes e no final, a árvore solidária ficou repleta de inúmeras mensagens

Este foi um momento que demonstrou nitidamente o quanto pequenos gestos podem fazer grandes sorrisos. Todos podemos dar e receber. E não é só no Natal. Ser gentil, afetuoso e amigo é algo que se deve ser praticado diariamente.

​​Ana Pombo ( Elemento do CLC de Santarém)


Comentários