ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE CASTELO BRANCO




"O ”PROJETO CRESCER NA CIDADANIA VIII” iniciou –se  no 1º ciclo no Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, entre 12 e 16 de novembro ( do 1º ano ao 4ºano) num total de 18 turmas com a participação de 370 alunos acompanhados pelas professoras titulares de cada turma. 

No ano lectivo 2018\2019  o Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal, dando continuidade ao trabalho da educação e reforçando os laços de trabalho em rede com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco , tornou o projeto Crescer na Cidadania VIII  mais enriquecedor nos seus conteúdos.

O que se pretende com as ações no 1º 2º e 3º ciclo , incluindo  o 10º ano (secundário)?
  • Promover a participação equilibrada das raparigas e rapazes no processo de decisão promovendo a democracia paritária.
  • Promover uma intervenção ativa de diversos atores para a concretização de uma plena igualdade.
  • Compreender o impacto do problema da saúde mental nas atividades de vida diária do aluno, no seu processo de aprendizagem e na relação com os outros.
 Aplicámos no 1º Ciclo de Ensino Básico: (1º ano e 2º ano) - Ação ” A árvore dos Direitos das meninas e dos meninos. Igualdade de Género";  

Com a Leitura do livro: As ideias da Bia - Elizabeth Baguley; e a entrega de cartões com as seguintes questões: Gostavas de ser como a Bia (do livro)? Porquê?  Gostavas de ser como o Hugo e o Neno? Porquê?
 Por fim, no1º Ciclo do Ensino Básico: (3º ano e 4ºano) – Igualdade de Género Atividade: "A História de vida da Joana e do João”. Pretende – se  analisar o modo como a partir das características biológicas se tendem a construir histórias de vida diferentes para rapazes e raparigas. Explorar a noção de papéis sociais de género."

 + info:
Paula Montez
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril 
(Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9  1º andar 
6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm.96 79 42 719


Comentários