O reconhecimento dos limites pessoais na
educação e acompanhamento de crianças e jovens
Vivemos grandes desafios pessoais, profissionais e sociais.
O ritmo de vida acelerado e pouco tempo para investir em relacionamentos de
qualidade, geram mal-entendidos, conflitos, frustrações, desconforto entre as
pessoas. Tendencialmente presta-se mais atenção ao que nos separa do que ao
que nos une. Quer crianças quer adultos estão em overload de tarefas,
obrigações e exigências e é dada pouca disponibilidade ao que dizemos estar
no topo das prioridades. Pede-se e aceita-se mais tarefas e responsabilidades
sem pensar se faz sentido ou não, se somos capazes de assumi-las ou nas
possíveis consequências. Sentimos e pensamos: “sou sempre eu a fazer tudo”,
“eles não levam nada a sério”, “não percebem que é importante”...
Desrespeitamos os nossos limites e os dos outros, por desconhecimento ou
porque não sabemos transmiti-los assertivamente para que sejam respeitados,
sem desrespeitar os outros. É o propósito desta formação dirigida a técnicos
sociais, pais, professores que trabalhem com crianças e adolescentes: definir
limites pessoais e gerais e expressá-los de modo consciente e assertivo, de
maneira a ser ouvido(a) e criar um ambiente educativo harmonioso, respeitador
e responsável.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
2.
Definição e tipos de consequências
3.
Empatia e escuta
4.
Formas de expressão e comunicação assertiva
OBJETIVO GERAL
Adquirir
um maior conhecimento sobre os limites pessoais e uma maior assertividade na
comunicação dos mesmos. Identificar os limites dos outros para criar uma
comunicação construtiva em lugar de destrutiva.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Promover
o autoconhecimento e o respeito pelo outro
- Identificar limites pessoais e
gerais
- Comunicar de maneira clara e
assertiva
- Conhecer a diferença entre
consequências e castigos
- Diferenciar tipos de consequências
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologia de
ensino não-formal, com momentos expositivos, mas principalmente vivencial.
Reflexões guiadas, atividades lúdico-didáticas e exercícios de autodescoberta e
expressão, que permitam a cada participante tirar as suas próprias conclusões e
aprendizagens.
DIA 7 de dezembro de 2018
HORÁRIO 09h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 7 horas
LOCAL Auditório da Sede da EAPN Portugal | Rua Costa Cabral, 2368, 4200-218 Porto
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 20€ // Não associados: 30€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
ÁREA DE
FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal
// Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80%
do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORA Vanessa Agra.
Coach Educativo
e de Liderança, e doutorada em Astrofísica. Apaixonada pelo desenvolvimento e
potencial humano, desde 2014 dinamiza ações de desenvolvimento pessoal e
organizacional, sessões de acompanhamento individual e de formação com
público-alvo diverso. É co-fundadora do projeto educativo e de parentalidade
"Asas de Arco-Íris". Este projeto pretende dotar professores, pais e
técnicos educativos com as ferramentas pessoais de auto-conhecimento e de
liderança pessoal e educativa que lhes permitam encontrar respostas
personalizadas e adequadas a cada realidade e a cada momento.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha
de Inscrição pode ser fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por
transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia
Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As
inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até
ao próximo dia 5 de dezembro para:
Rua das Taipas, 83, 2º Porto
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