Workshop gratuito “Como mobilizar as Empresas para Projetos Sociais?, Vila Real




O Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza (www.eapn.pt) convida todos/as os/as interessados/as para participar no workshop formativo gratuito Como mobilizar as Empresas para Projetos Sociais?, a decorrer no dia 15 de outubro 2018, das 9.30h às 17.30 no auditório do Régia Douro Park (https://www.regiadouro.com/) , em Vila Real.

No âmbito das comemorações distritais do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (reconhecido pelas Nações Unidas a 17 de Outubro de 1987), a EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Vila Real, numa ampla parceria com o GRACE Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (http://www.grace.pt/), com destaque para um dos seus membros a empresa Turnaround (http://turnaround.pt/pt/?empresa), o projeto CLDS 3G Vila Real, CLDS 3G Porta DOuro de Mesão Frio e a Rede Social de Mesão Frio, proporcionam às Organizações do Terceiro Setor, aos Municípios, Empresas, Projetos Sociais; Equipas multidisciplinares de Medidas de Politica Social, Entidades Públicas e Universidades a capacitação destes atores locais de forma gratuita e altamente qualificada.

Como objetivos do Workshop apresentamos os seguintes:
  1. Capacitar os diferentes dirigentes associativos e líderes locais na mobilização de recursos, nomeadamente através do relacionamento com empresas;
  2. Facilitar a multiplicidade de financiamentos das associações locais através do apoio das empresas a projetos;
  3. Sensibilizar as associações para a importância dos processos de qualidade.

Como surgiram estes workshops e esta parceria com o GRACE?
O GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - associação sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Corporativa e do Voluntariado Empresarial) desenvolveu a partir de 2008 uma parceria com o Programa KCIDADE (da Fundação Aga Khan) para o território da Alta de Lisboa, no âmbito de um CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), com o intuito de contribuir para a capacitação da sociedade civil, nomeadamente das associações de base local e dos grupos informais, apoiando-as na aproximação das empresas para os seus projetos e ações de intervenção na comunidade.
Baixo este contexto, em 2010 nasce a ideia de iniciar uma formação sobre "Como mobilizar empresas para projetos sociais?", com o objetivo de desmistificar a relação entre associações e empresas e salientar a importância de saber apresentar uma proposta de parceria estratégica com empresas onde ambas as partes têm benefícios na sua colaboração.
Desde aí, diversas ações de formação têm tido lugar, em diversos pontos do país, procurando capacitar as Associações de Base Local para desenvolver parcerias estratégicas com Empresas a longo-prazo, de forma sustentável. A parceria estratégica com a EAPN Portugal assume os seus contornos de forma protocolada há vários anos podendo não só proporcionar capacitação e empoderamento de empresas e organizações associadas e/ou não da EAPN PT, mas também estreitar laços entre empresas e organizações para um combate à pobreza de forma colaborativa indo ao encontro das necessidades dos territórios.

Considerando que o combate à pobreza e exclusão social deve ter como base a capacitação dos todos os atores que intervém no território, criamos esta é a oportunidade para o distrito de Vila Real.

Se tem interesse em participar neste workshop formativo no dia 15 de outubro, consulte o programa e ficha de inscrição em anexo e envie para vilareal@eapn.pt até ao dia 11 de outubro. Tome nota, as inscrições são gratuitas mas de carácter obrigatório estando ainda sujeitas ao limite de lotação da sala.

Junte-se a nós nas comemorações distritais para a erradicação da pobreza capacitando a sua empresa, a sua organização, a sua entidade para pensarmos juntos e de forma colaborativa como vamos mobilizar as empresas para projetos sociais.

+ info:

Catarina Oliveira
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti – Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real
Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B
5000-260 Vila Real
T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

Comentários