Conferência “Pensar a Luta Contra a Pobreza. Criar Compromissos”


9 de outubro em Lisboa

Conferência “Pensar a Luta Contra a Pobreza. Criar Compromissos”

Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República e Agostinho Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal abrem a conferência “Pensar a Luta Contra a Pobreza. Criar Compromissos” que reúne diversos especialistas e quer ser um marco fundamental para se gerar um empenhamento total na luta contra a pobreza em Portugal, colocando em prática uma estratégia nacional para a sua erradicação

Como é sabido, a EAPN Portugal considera que a erradicação da pobreza e exclusão social deve ser um imperativo da sociedade portuguesa, no sentido de que não se deve aceitar que qualquer cidadão possa viver em condições que não permitam o exercício pleno da sua liberdade. “Ao longo de vários anos assistimos a diferentes manifestações de pobreza e exclusão social e assistimos, também, a intervenções de politica pública empenhadas em reduzir os deficits orçamentais e cumprir os requisitos da Troika, mas pouco empenhados em apoiar aqueles que se encontravam mais fragilizados”, diz Jardim Moreira, acreditando que deste encontro possam sair compromissos mais consistentes.

Em 2015 a EAPN Portugal editou uma publicação onde chama à atenção para os problemas da pobreza em Portugal e traça uma Estratégia para a erradicar; resultado de um trabalho concertado entre vários intervenientes de organizações não-governamentais e da academia. O documento dá voz a várias entidades e personalidades que, em Portugal, se destacam nestes domínios procurando, deste modo, ser uma via para a definição de uma estratégia nacional para a erradicação da pobreza.

Assim, a Sala do Senado da Assembleia da República acolhe, dia 9 de outubro, esta conferência que visa ser o primeiro passo para a constituição de um grupo ad hoc na Assembleia da república tendo em vista a assunção por parte do parlamento, no âmbito da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e garantias do compromisso de aprovação, implementação e avaliação de uma Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza.  Para além da apresentação do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, estão previstas duas mesas redondas subordinadas aos temas “O modelo de governação no combate à pobreza” e “Avaliação do impacto das políticas públicas no combate à Pobreza”.


Comentários