AÇÃO DE FORMAÇÃO, Setúbal


Práticas colaborativas na intervenção social junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental (para profissionais sociais)  
Na intervenção social e comunitária, os profissionais deparam-se frequentemente com pessoas e famílias que enfrentam dificuldades ao nível da saúde mental que afetam a sua capacidade de viver de forma plena e autónoma. A identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações continuadas de vulnerabilidade económica, social e de saúde, constitui um desafio que requer permanente atualização e treino de competências/técnicas. Esta formação prepara os/as profissionais sociais para: i) conhecer os sintomas de quadros sintomatológicos de doença mental – quais as manifestações e como responder adequadamente; ii) reconhecer e descrever comportamentos que causam preocupação (e não a realizar um diagnóstico clínico) e iii) identificar estratégias para facilitar a prestação de apoio psicossocial a pessoas e famílias que experienciam doença mental.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.   As abordagens colaborativas (centradas nas soluções): componentes centrais
2.   A intervenção familiar em contextos não clínicos: orientações e limites
3.   Papel do Profissional Social na intervenção junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental
4.   Competências para lidar com pessoas/famílias que enfrentam doença mental
5.   Intervenção social e familiar em situações específicas: estratégias e limitações (perturbações do humor; psicoses; perturbação de acumulação)
OBJETIVO GERAL
Capacitar os/as profissionais que estão na prática direta para o uso de técnicas e estratégias centradas nas soluções junto de pessoas e famílias que enfrentam doença mental em contextos de vulnerabilidade social/económica. Através de exercícios práticos (análise de casos; preparação de visitas domiciliárias) os/as profissionais planearão e desenvolverão uma abordagem colaborativa que contribua para o aumento da autoconfiança no trabalho social junto das pessoas e famílias que enfrentam doença mental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os princípios das abordagens centradas nas soluções junto de pessoas e famílias com doença mental
- Reconhecer o papel, competências e limitações do/a profissional social no trabalho não-clínico
- Desenvolver competências de planeamento e entrevista familiar
- Compreender a complexidade e desafios da intervenção familiar junto de públicos vulneráveis e resilientes específicos.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui análise e discussão de casos e treino específico de competências aplicadas ao atual contexto da intervenção social.


DIAS 11 e 12 de outubro de 2018
HORÁRIO 9h30 às13h00 e das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Escola Conde Ferreira – Barreiro Antigo: Rua Conselheiro Joaquim António D'Aguiar 309, 2830-302 Barreiro
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ // Não Associados/as: 55€
DESTINATÁRIOS/AS: Dirigentes e Profissionais de organizações de intervenção social, Profissionais de Apoio Social de organismo públicos, Estudantes.
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADORA Sofia Rodrigues
Psicóloga, Terapeuta Familiar e Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).


As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 5 de outubro para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Avenida Dom João II, Nº14 R/C Dto - 2910-548 Setúbal. T: 265535330 Tlm: 963859266 | setubal@eapn.pt                                                                                                                                               

Comentários