Planeamento
Centrado na Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Um caminho
para a Inclusão.
Planeamento
Centrado na Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
requer o treino de práticas que facilitem a aproximação às necessidades do
outro. O principal eixo da formação será explorar e facilitar o treino no
pensamento centrado em si próprio, de reflexão pessoal, que facilitem a
mudança de atitudes e de aquisição de novas competências para o apoio às
pessoas com DID de acordo “aos futuros desejados”.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
Definir
o conceito de Deficiência versus Dificuldade intelectual e Desenvolvimental;
2.
Definir
o conceito de diagnóstico duplo;
3.
Identificar
as vulnerabilidades a que a pessoa com Dificuldade intelectual e
Desenvolvimental pode estar sujeita no desenvolvimento da doença mental.
4.
Metodologia
do planeamento centrado na pessoa;
5.
Identificar
as Necessidades das pessoas com DID;
6.
Organizar
os apoios a partir da visão de futuro desejado;
7.
Utilizar
ferramentas e instrumentos facilitadores na articulação com os diferentes
contextos relacionais da pessoa;
8.
Estruturar
e vivenciar a construção de um plano (MAP/PATH) tendo em conta as necessidades
dos participantes/grupo
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OBJETIVO GERAL
Ser
capaz de adotar uma matriz comportamental facilitadora da plena Inclusão das
pessoas com DID; Conhecer e praticar as metodologias de planeamento centrado
na pessoa; Sensibilizar para aprofundamento e prática contínua das metodologias
de apoio centradas na pessoa.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.
Construir
uma equipa e formas de conhecer uma pessoa;
2.
“Árvore
dos Desejos”
3.
Apoio
necessário para o sucesso na formação
4.
Contextualização
dos conceitos de deficiência Intelectual/DID;
5.
Inclusão
e Mudança: Como dar resposta às pessoas com DID?;
6.
Aplicação
dos princípios e da metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa para
planificação e organização dos apoios e das atividades.
7.
Árvore
dos Desejos” - Reflexão conclusiva
8.
Avaliação
final
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método
expositivo, estudo de casos e técnicas ativas, promovendo-se a participação
através da exposição e discussão individual e através de tarefas de grupo
partindo das experiências individuais.
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DIAS 1 e 2 de outubro
de 2018
HORÁRIO 10h00
às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12h
LOCAL Núcleo
Distrital de Lisboa da EAPN Portugal | Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
INSCRIÇÃO Associados
da EAPN Portugal: 30€ // Não
associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais
da área social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 –
Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE
FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação
FORMADOR/A(S) Maria de la
Salete Costa - Assistente
Social, com formação em terapia familiar e sistémica pela Sociedade Portuguesa
de Terapia Familiar. Pós graduação em Mediação de Conflitos pela Universidade
Lusófona e com formação em Mediação Familiar pelo IMAP. Integra a lista de
Mediadores privados do Ministério da Justiça. É membro fundador da Associação
de Mediação de Conflitos e de Promoção da Cidadania. É Master em programação
neurolinguística pelo inPNL de Portugal. Exerce a sua atividade profissional
principal no C.E.C.D. Mira Sintra, Centro de Educação para o Cidadão com
Deficiência como Assistente Social e Diretora de valência, onde desenvolve a
abordagem do Modelo de Planeamento Centrado na Pessoa aplicado a pessoas com
DID (Dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais) e/ou em situação de
vulnerabilidade social. Como Formadora de formadores tem colaborado com várias
entidades. Sónia Fontes, pós-graduada em Psicologia Educacional pelo
ISPA. Desenvolveu atividade profissional até 2013, na FENACERCI enquanto
psicóloga educacional e coordenadora da equipa técnica. Participou e coordenou
diversos projetos de I&D e de formação de profissionais da área da
intervenção social para pessoas com deficiência intelectual, nomeadamente, em
temas de Educação Especial; Intervenção Precoce na Infância; Qualificação das
Organizações da Economia Social; Duplo Diagnóstico, Planeamento Centrado na
Pessoa, entre outros. Em 2013, foi convidada para Diretora de valência no CECD
Mira Sintra, sendo ai responsável pelo planeamento, organização, acompanhamento
e avaliação dos apoios com a abordagem do Modelo e Planeamento Centrado na
Pessoa. Deu ainda continuidade à atividade de gestão de projetos. Desde 2017,
colabora na área de Inovação, Estudos e Projectos no CECD Mira Sintra.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição,
o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque
(à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As
inscrições são limitadas a 20 participantes
e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de setembro
para:
EAPN
Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa
Av.de Berna,
11, 2º andar - 1050-036 Lisboa
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