AÇÃO DE FORMAÇÃO, Lisboa




Planeamento Centrado na Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Um caminho para a Inclusão. Planeamento Centrado na Pessoa com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) requer o treino de práticas que facilitem a aproximação às necessidades do outro. O principal eixo da formação será explorar e facilitar o treino no pensamento centrado em si próprio, de reflexão pessoal, que facilitem a mudança de atitudes e de aquisição de novas competências para o apoio às pessoas com DID de acordo “aos futuros desejados”.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.     Definir o conceito de Deficiência versus Dificuldade intelectual e Desenvolvimental;
2.     Definir o conceito de diagnóstico duplo;
3.     Identificar as vulnerabilidades a que a pessoa com Dificuldade intelectual e Desenvolvimental pode estar sujeita no desenvolvimento da doença mental.
4.     Metodologia do planeamento centrado na pessoa;

5.     Identificar as Necessidades das pessoas com DID;
6.     Organizar os apoios a partir da visão de futuro desejado;
7.     Utilizar ferramentas e instrumentos facilitadores na articulação com os diferentes contextos relacionais da pessoa;
8.     Estruturar e vivenciar a construção de um plano (MAP/PATH) tendo em conta as necessidades dos participantes/grupo


OBJETIVO GERAL
Ser capaz de adotar uma matriz comportamental facilitadora da plena Inclusão das pessoas com DID; Conhecer e praticar as metodologias de planeamento centrado na pessoa; Sensibilizar para aprofundamento e prática contínua das metodologias de apoio centradas na pessoa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.        Construir uma equipa e formas de conhecer uma pessoa;
2.        “Árvore dos Desejos”
3.        Apoio necessário para o sucesso na formação
4.        Contextualização dos conceitos de deficiência Intelectual/DID;
5.        Inclusão e Mudança: Como dar resposta às pessoas com DID?;
6.        Aplicação dos princípios e da metodologia do Planeamento Centrado na Pessoa para planificação e organização dos apoios e das atividades.
7.        Árvore dos Desejos” - Reflexão conclusiva
8.        Avaliação final




METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Método expositivo, estudo de casos e técnicas ativas, promovendo-se a participação através da exposição e discussão individual e através de tarefas de grupo partindo das experiências individuais.




DIAS 1 e 2 de outubro de 2018
HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12h
LOCAL Núcleo Distrital de Lisboa da EAPN Portugal | Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais da área social
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADOR/A(S) Maria de la Salete Costa - Assistente Social, com formação em terapia familiar e sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Pós graduação em Mediação de Conflitos pela Universidade Lusófona e com formação em Mediação Familiar pelo IMAP. Integra a lista de Mediadores privados do Ministério da Justiça. É membro fundador da Associação de Mediação de Conflitos e de Promoção da Cidadania. É Master em programação neurolinguística pelo inPNL de Portugal. Exerce a sua atividade profissional principal no C.E.C.D. Mira Sintra, Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência como Assistente Social e Diretora de valência, onde desenvolve a abordagem do Modelo de Planeamento Centrado na Pessoa aplicado a pessoas com DID (Dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais) e/ou em situação de vulnerabilidade social. Como Formadora de formadores tem colaborado com várias entidades. Sónia Fontes, pós-graduada em Psicologia Educacional pelo ISPA. Desenvolveu atividade profissional até 2013, na FENACERCI enquanto psicóloga educacional e coordenadora da equipa técnica. Participou e coordenou diversos projetos de I&D e de formação de profissionais da área da intervenção social para pessoas com deficiência intelectual, nomeadamente, em temas de Educação Especial; Intervenção Precoce na Infância; Qualificação das Organizações da Economia Social; Duplo Diagnóstico, Planeamento Centrado na Pessoa, entre outros. Em 2013, foi convidada para Diretora de valência no CECD Mira Sintra, sendo ai responsável pelo planeamento, organização, acompanhamento e avaliação dos apoios com a abordagem do Modelo e Planeamento Centrado na Pessoa. Deu ainda continuidade à atividade de gestão de projetos. Desde 2017, colabora na área de Inovação, Estudos e Projectos no CECD Mira Sintra.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de setembro para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa
Av.de Berna, 11, 2º andar - 1050-036 Lisboa
Telefone: 217 986 448 e-mail: lisboa@eapn.pt

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